Em Salamanca há evidentemente a Catedral, a Plaza Mayor, a Casa de las Conchas... mas há uma preciosidade que nao conhecia: A Casa Lis, Museu "Modernista".
A casa é já um dos melhores exemplos de Art Déco: Tecto em vitral, varandas em ferro forjado... O bar com os vitrais, os móveis, os candeeiros é um espanto! Conheci um pintor de que gostei muito: Beltran Massés. Adorei as esculturas de Chiparus, ou melhor as criselefantinas (palavra que vem do grego e que designa mistura de ouro e marfim).Não conhecia nem a palavra, nem a técnica, nem os escultores expostos. Adorei uma estatueta de Isadora Duncan. Tem vidros Lalique, mas estes são mais comuns, colecções de bonecas alemãs e francesas lindas...
Como digo aos meus alunos... não é só na Universidade que se aprende! Com estas possibilidades tecnológicas, podemos fazer com que os outros conheçam também estes espaços.
Sem comentários:
Enviar um comentário