quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pasargada

Vou-me embora para Pasárgada. Lá sou amiga de um rei
Lá tenho os alunos (e os colegas) que quero
Na Escola que escolherei.


Sim quero uma Universidade em Pasárgada de Manuel Bandeira que seja também uma espécie de « là-bas» de Baudelaire.

Acabei de criar a minha Universidade nova. Uma Universidade nas minhas duas línguas. Aqui pretendo reencontrar todos os meus alunos de todas as Escolas por onde tenho andado e onde fui tão feliz por ensinar e por aprender tanto. Depois de ter aprendido a analisar blogues, criei o meu próprio blogue. Os meus alunos perguntavam-me, muitas vezes, por que não criava um blogue. Respondia que não tinha tempo. Hoje estou a avaliar possivelmente os meus últimos alunos na Escola onde até fui «feliz». Vai ser agora o momento. Quero dedicar-lhes o meu blogue e agradecer-lhes as palavras que me dirigiram e a atenção com que me ouviram. Hoje fico por aqui.

«Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei.


Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro bravo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.


Texto extraído do livro "
Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90http://www.releituras.com/mbandeira_pasargada.asp

L'invitation au voyage

Mon enfant, ma soeur,
Songe à la douceur
D'aller là-bas vivre ensemble!
Aimer à loisir,
Aimer et mourir
Au pays qui te ressemble!
Les soleils mouillés
De ces ciels brouillés
Pour mon esprit ont les charmes
Si mystérieux
De tes traîtres yeux,
Brillant à travers leurs larmes.

Là, tout n'est qu'ordre et beauté,
Luxe, calme et volupté.

Des meubles luisants,
Polis par les ans,
Décoreraient notre chambre;
Les plus rares fleurs
Mêlant leurs odeurs
Aux vagues senteurs de l'ambre,
Les riches plafonds,
Les miroirs profonds,
La splendeur orientale,
Tout y parlerait
À l'âme en secret
Sa douce langue natale.

Là, tout n'est qu'ordre et beauté,
Luxe, calme et volupté.

Vois sur ces canaux
Dormir ces vaisseaux
Dont l'humeur est vagabonde;
C'est pour assouvir
Ton moindre désir
Qu'ils viennent du bout du monde.
— Les soleils couchants
Revêtent les champs,
Les canaux, la ville entière,
D'hyacinthe et d'or;
Le monde s'endort
Dans une chaude lumière.

Là, tout n'est qu'ordre et beauté,
Luxe, calme et volupté.

Charles Baudelaire

http://fleursdumal.org/poem/148





4 comentários:

  1. Não vai embora não...estará sempre presente!
    Anabela Dias

    ResponderEliminar
  2. Professora, quero dizer-lhe que aprendi tanto consigo!Para mim, para os meus colegas e futuros alunos desta escola, a sua ausência será uma grande perda. Mas também sei que andará por outras "plataformas de aprendizagem" :) e continuaremos concerteza a ouvir falar da professora!E agora com um blogue criado, melhor ainda! Aguardo sempre notícias! Ana B.

    ResponderEliminar
  3. Passados alguns anos( 4?) a sua voz acompanha-me...
    Afinal aprendi tanto, tanto e só hoje me dou conta da importânia que teve e tem na minha vida.
    Obrigada;)
    Florbela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Florbela. É bom ouvir que a minha «voz acompanha» antigos alunos que foram bons alunos. Mesmo os que têm maus resultados podem ser «bons alunos» para o professor, mas não foi o caso: uma excelente aluna e uma excelente professora, espero que lhe dêem oportunidade para isso!

      Eliminar

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...