A multimodalidade em discursos académicos
Aqui está o resumo que foi aceite
Resumo
Nesta
comunicação, pretendemos apresentar uma
síntese de um projeto de investigação
desenvolvido sobre literacias académicas multimodais. Procuraremos, num
primeiro tempo, definir os conceitos de literacia, de multimodalidade e de
literacia multimodal. Num segundo momento, proporemos uma análise de exemplos
de discurso multimodal. Esses exemplos
foram extraídos de dois tipos de corpora:
um que é composto por resumos e
apresentações públicas de autores «reconhecidos» (apresentações em conferências
TED, por exemplo); outro constituído por resumos de teses e registos de
apresentações académicas.
A
análise do primeiro corpus permitiu-nos identificar
marcas de operações discursivas e
cognitivas, de natureza multimodal, como definir, parafrasear esquemas, introduzir
outras vozes no interior de discursos académicos, resumir, concluir… e fazer o
levantamento de processos adotados na «encenação» de discursos científicos e na
sua divulgação, em relação com o enquadramento teórico convocado.
O corpus constituído por trabalhos
académicos colocou em evidência a dificuldade, por parte de muitos estudantes, na
distinção entre a modalidade epistémica, a modalidade apreciativa e mesmo a
modalidade deôntica. Colocou também em evidência a natureza, ainda pouco
investigada dessas dificuldades, no caso das apresentações orais. O recurso a
meios tecnológicos nas apresentações reforçou a heterogeneidade dos discursos o
que implica um nível mais exigente de literacias académicas.
Considerando
que, de acordo com o designado processo de Bolonha, com o Decreto-Lei 74/2006, os estudantes dos
diferentes graus deveriam : «Ser capazes
de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas
subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara
e sem ambiguidades», o que pressupõe a distinção das diferentes modalidades,
este estudo revela que, em muitos casos, o desempenho dos estudantes manifesta
algumas insuficiências.
Daí
a necessidade, do nosso ponto de vista, da inclusão em planos de estudo de
conteúdos e estratégias destinadas ao desenvolvimento de literacias
multimodais.
Palavras-Chave: Didática das línguas-culturas, multimodalidade,
as línguas nas outras matérias, literacia multimodal
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