segunda-feira, 20 de abril de 2020

#estudoemcasa Agradecimento público e sugestões

Um grande obrigada a toda a equipa de colegas que decidiu  participar nesta Escola. Parabéns também ao Ministério que tomou esta iniciativa. Parabéns à RTP que a tornou possível.  A TELEVISÃO é a instituição mais democrática a seguir à ESCOLA, dizia Louis Porcher, no final do século passado. Com a Escola fechada, depois do recurso a dispositivos tecnológicos mais modernos e mais interativos, mas, altamente, discriminatórios, como professora que explorou, investigou, formou professores sobre «zonas de proximidade entre a Escola e os Media», em particular sobre a televisão (foi esse o assunto de aula de Provas de Agregação), não poderia deixar de me congratular com esta Escola.
           Apesar de aposentada,  acho que a minha história poderá ajudar outros professores. E é, por isso, que aqui estou. Vou dedicar-me sobretudo às aulas de Português  do primeiro ciclo. Apesar de ter sido professora do segundo ciclo e secundário, foi, no âmbito do ensino superior, na formação de professores do 1º ciclo, que mais intervim. E intervim, investigando, lendo muito,  dando e assistindo a muitas aulas. E continuo a ler, por isso, aqui estou a escrever.  Até dei aulas gravadas e transmitidas na televisão! No âmbito da Universidade Aberta, dei uma Unidade de «Os média e a aprendizagem», para a profissionalização de professores e incluída num mestrado de Multimedia e educação.

Vou centrar as minhas sugestões nas  aulas de Português. Hoje, foram as primeiras, «muito duras»... Eu sei... na gravação da aula  de que mostro fotografia, maquilharam-me com bâton. Fiquei tão perturbada, não era eu, dado que nunca usei e... «entupi». Eu que falo tanto, não conseguia articular... não conseguia dizer nada. À terceira tentativa,  puseram-me um teleponto e  consegui fazer qualquer coisa... Até expliquei.


Nunca gostei desta primeira aula, mas foi vista, em alguns sábados, na RTP, durante muitos anos. Demasiados, até já tinha passado a ser loura e ainda me via morena no ecrã! Este é um dos riscos das gravações: duram, duram...

Sei que as colegas hoje já são dos tempos das selfies e, por isso, estão mais habituadas. Eu estava habituada a muitas gravações, mas... com alunos... E aí surge outro problema: falar para muitos. No meu caso, eram os estudantes da Universidade Aberta, mas nos cabeleireiros, às vezes diziam que me conheciam da televisão. Aqui e agora... estão todos em frente ao ecrã. As crianças que são as verdadeiras destinatárias e os pais. Imagino facilmente comentários de hoje: «só ler livros...nós também sabemos ler e melhor». Mas, os vossos principais interlocutores são as crianças que não têm nem livros nem quem lhes leia livros. Quanto aos professores, nossos colegas, muitos dirão aquilo que eu ouvi, durante anos, sempre que lhes mostrava gravações de aulas por dezenas de professores: «Eu faria muito melhor». o pior é que,  a seguir, quando lhes pedia que encontrassem alternativa e os gravava... os dos outros grupos diziam o mesmo. E não imaginam a dificuldade que tinha e, nos últimos tempos pior, para conseguir gravar aulas, até para os vídeos da Universidade Aberta.  Por isso, força! Não vejam redes sociais!

Quanto à aula de leitura de horários...aí virá a crítica seguinte, já muito conhecida.«textos funcionais! é preciso ensinar a lê-los?».
Não se preocupem... vão ouvir estes comentários todo o tempo. Eu antecipo-os com a experiência que tenho, renovando os meus agradecimentos públicos  e dando-vos os meus parabéns!

Mas, como gosto e dar sugestões, propunha que, por vezes, antes da leitura dos livros, façam perguntas sobre as imagens, para que as crianças aprendam a ler imagens e antecipem o que vão ler ou se deixem surpreender.  De vez em quando, também, quando há duas professoras, uma (alternadamente) pode desempenhar papel de aluno. O recurso a simulações é um bom processo interativo, apesar de as duas terem de ser «reconhecidas» como professoras.A identificação com os professores é um bom princípio no ensino a distância.

Por hoje é tudo. Deixo-vos com sugestões de aulas em textos que possivelmente conhecem: os materiais do PNEP. 
E, já agora,  uma publicidade à autora deste blogue . Já tem uns anitos, mas as propostas não estão desatualizadas.

https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/didactica-do-portugues-lingua-materna-e-nao-materna-no-ensino-basico/195860


1 comentário:

  1. Gostei do texto. Encorajador e com sugestões como acho que deve ser. Parabéns Clara.

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