terça-feira, 21 de abril de 2020

Escolas paralelas, convergentes ou divergentes

O « Estudo em casa » não pode ser a « escola dos pobrezinhos ». Li por aí que os professores dão aulas ao mesmo tempo da programação, desqualificando esta escola paralela. Estão a criar « escola divergente »: a escola em casa, com pais a terem de ajudar a fazer « as 12 páginas de português, as 10 de estudo de matemática, as 6 de matemática... A escola com tecnologias/ sem tecnologias. Para que as escolas sejam convergentes é preciso que os professores vejam televisão e partam daí para outras atividades. E, como disse, durante 30 anos, aos futuros professores que foram meus alunos « só se pode pedir aos alunos que façam em casa o que estes são capazes de fazer sozinhos ».

Comprar computadores para cada aluno?
Por entre as queixas que me chegam dos pais descontentes refiro esta:
«Tive de faltar ao trabalho para apoiar a minha filha e o meu filho . Imagine o que está a acontecer! Mandaram-me um questionário para eu preencher com o número de computadores que tenho em casa. Tenho o meu, o meu marido precisa do dele, mas achei que tinha de me organizar com um computador para as aulas da minha filha (que nem sempre vê as aulas da professora) e para o meu filho. Ora, as minhas amigas foram pedir um computador para cada filho e chamaram-me parva». A Câmara de Coimbra ( e outras) estarão a dar computadores sem necessidade? Desculpem, mas isto não é educativo! É um reforço do consumismo tecnológico de novos ricos! Os computadores devem ser comprados para as escolas e as bibliotecas que os emprestam, quando necessário. Aprovei os «Magalhães» porque, na altura, houve programas de formação de professores que ensinaram os professores a servir-se deles e estes os seus alunos. Ainda se encontram poucos, mas alguns blogues, webquest, fóruns (fazendo pesquisa em PNEP há evidências do trabalho dos alunos, nessa altura).
Não podemos criar escolas «divergentes». A escola e a televisão deveriam ser, efetivamente, escolas paralelas ou convergentes. Senhores professores, caros colegas! Em vez de criticar, construam! E encarregados de educação... se querem ajudar... observem de longe! Não desqualifiquem a ação de quem se expõe, nem protejam demasiado os vossos meninos. Todos aprendemos com as dificuldades!

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