quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Efeitos da música... e sugestopedia

Em Sugestopedia, a música tem um papel importante. A  primeira sessão (concerto em designação anterior) é feita a partir de música da época romântica. A segunda da época barroca. Qual a justificação? Para Lozanov a música pode levar o indivíduo a situação favorável à memorização. Um estudo recente, entre outros, mostra os efeitos provocados pela música.

3 comentários:

  1. Estando a implementar uma experiência pedagógico-didáctica no âmbito da Sugestologia como "profilaxia da aversão dos alunos ao Inglês L.E.", na minha escola, estas indicações revelam-se muito importantes para orientar a escolha das músicas e das actividades para a realização destas oficinas.
    Os resultados observados até à data de hoje são entusiasmantes e promissores. Todavia, dada a rigidez dos currículos e dos programas, estas oficinas só podem ser praticadas em horário extra-curricular, com o empenho e a colaboração de professores e aprendentes que queiram descobrir o conhecimento através da ligação afectiva, transportados pelo veículo mais poderoso da Arte.

    ResponderEliminar
  2. Sou certificado em Suggestopedia desde 2000 pelo Dr. Georgi Lozanov. Gostaria de ressaltar que as músicas clássicas não criam e nem geram ONDAS ALFA. Ao contrário, as evitamos, pois podem induzir estados hipnóticos, que são nocivos no âmbito educacional.

    Paulo Negrete
    www.lozanov.com.br

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a sua correção. Com a pressa do blog não fui muito rigorosa. Mas também é a vantagem dos blogs. Corrigiu-me e obrigou-me a ir reler Lozanov e a lê-lo também a si. E deu-me a possibilidade de o conhecer. Sou «curiosa» em Sugestopedia embora tivesse frequentado um curso na Escola Francesa, outro em Sófia e tivesse conhecido Lozanov que me deu uma entrevista (Já não estava no Instituto, mas na Universidade de Sófia. A sugestopedia muito influenciou as minhas aulas nomeadamente as aulas de análise do discurso dos média, centrando-me no conceito de «multimodalidade». Obrigada

    ResponderEliminar

Homenagem a Santana Castilho

Não me despedi do Professor e amigo, porque, há uns tempos, deixei de ler os seus artigos e a Covid impede-me de estar hoje com ele. Mas, vo...