segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Avaliação de Professores 2


A filha de uma amiga minha que está no 5º ano de escolaridade contou-me que «tinha avaliado os professores:
- Então e como foi?
- A Directora da Turma perguntou-nos quanto dávamos a cada  professor  e nós… fomos dando. A  Professora de Português teve  muito bom, com 27 votos… a professora de  EVT não teve nenhum voto e ficou furiosa connosco».
Sem comentários!

Sempre pedi aos estudantes que escrevessem   comentários às  minhas aulas . E sempre aprendi com esses comentários. E nem sempre eram  favoráveis. Muitas alterações que fiz  nas minhas aulas deveram-se a esses papéis.  Agora há fichas on line.- anónimas. Se combatemos as cartas anónimas como  é que  propomos que a avaliação dos professores seja feita de forma anónima? Onde está a responsabilização de uns e de outros?

As fichas na minha anterior instituição tinham cinco colunas, pelo que , como os itens custam a ler… «coloca-se  a cruz no meio».  

Como nos últimos tempos não há faltas, os alunos não assíduos podem avaliar a assiduidade dos professores… e  adoptando o discurso de aluno:  « aqui até dou 2»..  Nos materiais disponíveis… «Ah .. há plataforma na  Unidade Curricular…nunca acedi… mas  como não acedi, dou  3»  «No programa… mas há programa? Foi dado na aula, está no site da Escola, está na plataforma… não li, mas  vou responder à pergunta  se a matéria dada  corresponde aos objectivos». E assim sucessivamente.

Depois  há que ter em conta o momento de preenchimento da avaliação. Os  estudantes que fizeram  a Unidade curricular por frequência  e preencheram os papéis informais sobra a Unidade, já não preenchem a ficha. Estão em férias e, frequentemente, a trabalhar em restaurantes, supermercados, centros comercias… Os  estudantes que vão a exame, que reprovaram, que não acompanharam a disciplina… esses preenchem. Não me posso queixar… mesmo  esses alunos ainda me deram   muitos  4 e 5.

Mas, curiosamente, as    avaliações  «informais»  não coincidem com as «oficiais» em muitos aspectos.  No entanto,  são as oficiais que contam para a avaliação oficial do professor,  dos cursos e das instituições!
Por isso o meu Uf! 

Mas não é necessária uma avaliação. Claro, mas por avaliadores com legitimidade que consultem todas as partes. A avaliação de professores exige processos menos  «moleculares» por parte de avaliadores legítimos.
_

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...