A filha de uma amiga minha que está no 5º ano de escolaridade contou-me que «tinha avaliado os professores:
- Então e como foi?
- A Directora da Turma perguntou-nos quanto dávamos a cada professor e nós… fomos dando. A Professora de Português teve muito bom, com 27 votos… a professora de EVT não teve nenhum voto e ficou furiosa connosco».
Sem comentários!
Sempre pedi aos estudantes que escrevessem comentários às minhas aulas . E sempre aprendi com esses comentários. E nem sempre eram favoráveis. Muitas alterações que fiz nas minhas aulas deveram-se a esses papéis. Agora há fichas on line.- anónimas. Se combatemos as cartas anónimas como é que propomos que a avaliação dos professores seja feita de forma anónima? Onde está a responsabilização de uns e de outros?
As fichas na minha anterior instituição tinham cinco colunas, pelo que , como os itens custam a ler… «coloca-se a cruz no meio».
Como nos últimos tempos não há faltas, os alunos não assíduos podem avaliar a assiduidade dos professores… e adoptando o discurso de aluno: « aqui até dou 2».. Nos materiais disponíveis… «Ah .. há plataforma na Unidade Curricular…nunca acedi… mas como não acedi, dou 3» «No programa… mas há programa? Foi dado na aula, está no site da Escola, está na plataforma… não li, mas vou responder à pergunta se a matéria dada corresponde aos objectivos». E assim sucessivamente.
Depois há que ter em conta o momento de preenchimento da avaliação. Os estudantes que fizeram a Unidade curricular por frequência e preencheram os papéis informais sobra a Unidade, já não preenchem a ficha. Estão em férias e, frequentemente, a trabalhar em restaurantes, supermercados, centros comercias… Os estudantes que vão a exame, que reprovaram, que não acompanharam a disciplina… esses preenchem. Não me posso queixar… mesmo esses alunos ainda me deram muitos 4 e 5.
Mas, curiosamente, as avaliações «informais» não coincidem com as «oficiais» em muitos aspectos. No entanto, são as oficiais que contam para a avaliação oficial do professor, dos cursos e das instituições!
Por isso o meu Uf!
Mas não é necessária uma avaliação. Claro, mas por avaliadores com legitimidade que consultem todas as partes. A avaliação de professores exige processos menos «moleculares» por parte de avaliadores legítimos.
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