segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Relatório do Gave 3... e o PNEP

O Programa Nacional para o Ensino do Português
«iniciado no ano lectivo 2006/07, procurou responder ao desafio e à necessidade de melhorar o ensino da língua portuguesa no primeiro ciclo da educação básica, particularmente nos níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita». Terminou em 2009-2010. As práticas dos pnepianos  mantêm-se e evoluem, por isso o Programa não acabou, mas... 

Com este programa  pretendia-se mudar as práticas dos professores e dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendia-se que os professores ensinassem os alunos a ler e a escrever- e digo ensinar porque foi esse o termo que sempre foi utilizado, fugindo-se a alguns chavões pedagógicos. Não basta, efectivamente, dar livros aos meninos e dizer-lhes que leiam ou que escrevam o que quiserem ... «já que são muito criativos»... é verdade que é um passo, mas um pequeno passo.

As crianças abrangidas por esse Programa ainda não chegaram ao fim do 9º ano. Portanto não foram ainda avaliadas. Será que estas crianças terão menos problemas de leitura e de escrita?

Acredito que sim. Pelo que vi nas Escolas e  na Internet acredito  que muito mudou e estará a mudar. Os materiais (alguns) estão disponíveis na página da DGIDC: (O ensino da leitura, o ensino da escrita, o ensino do conhecimento da língua). Outros estão disponíveis em versão impressa e outros, ainda, aguardam publicação... É o caso da brochura de que sou co-autora: Implicações das TIC na aula de Língua Portuguesa. Uma versão condensada pode ser encontrada em artigo publicado na Revista Intercompreensão.

Como tudo neste país o Programa acabou... vamos ter de aguardar alguns anos  para ver se os alunos do 9º ano têm melhores resultados nas provas intermédias.  Nas  provas de aferição parece haver melhorias. Mas, como todos sabemos, exigia-se continuidade para poder colher frutos! E avaliação!


As brochuras PNEP ficaram, os professores habituaram-se  a utilizar plataformas de ensino a distância, os blogues entraram e alguns continuam  nas Escolas, levando as crianças a sair destas. As crianças mostram  os textos que produzem a partir de leituras...

Em algumas instituições o PNEP mantém-se, apesar, da limitação de meios. Fazendo hoje uma pesquisa encontrei  o blogue de Penacova, por exemplo, outros deixaram de adoptar a sigla PNEP e, por isso, são  mais difíceis de encontrar.

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