sexta-feira, 29 de outubro de 2010

IPad, polícronia, multitasking... efeitos cognitivos

António Damásio referia, recentemente, numa entrevista que o multitasking ia, certamente, ter efeitos nas novas gerações mas não se sabia ainda quais. A este propósito, ouvi - pode ser que alguém tenha lido e me diga onde - que uma recente aplicação para iPad passa pela escrita linear. Quer dizer para impedir que quem escreve se «perca» nas diferentes aplicações, tudo fica bloqueado e o indivíduo só pode ir escrevendo e com número limitado de linhas, como se se tratasse de escrita em máquina de escrever. Será isto possível? É a própria tecnologia que cria dispositivos para obrigar o utilizador a linearizar? Como poderemos fazer bem alguma coisa sem tempo para conhecer, memorizar,aplicar ou simplesmente ter prazer em escrever, ler, falar com os outros? Ter tempo para os conhecer. E para viver. A minha mãe foi professora até aos 70 anos e saiu sem estar cansada. Todos os meus colegas e amigos estão a sair da Escola e de empregos vários ,aos 60 anos, ou menos, e cansados!!! Eu estou cansada mas também fui e ainda sou polícrona antes do termo ter sido empregado por E. Hall.Que acontecerá aos nossos filhos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...