terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bolonha 3 - Ainda sobre o «achativo»

Para os estudantes « serem capazes de comunicar as suas conclusões,e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes,
quer a especialistas, quer a não especialistas,de uma forma clara e sem ambiguidades» (decreto-Lei 74/2006) têm de distinguir claramente as três categorias de modalidade.

Marcas de modalidade:
Modalidade epistémica: Segundo o autor x, pode definir-se a... como...nos seguintes termos... Y levanta a hipótese de... Considera-se na literatura especializada que... No dicionário x o termo y é definido do seguinte modo.X distingue as seguintes categorias...
Modalidade apreciativa: Eu acho que, na minha opinião, pode definir-se o conceito como... adjectivos apreciativos: bom, belo, novo, interessante...( efectivamente, só depois de fazer alguma investigação um investigador jovem pode dar opiniões sobre correntes, autores, conceitos, dados de investigação... o que só parcialmente acontece no fim do projecto, relatório, tese).
Modalidade deôntica: verbo dever que se pode modalizar com advérbios de modo como «deve possivelmente...» o verbo poder «os alunos podem utilizar o computador... atenuado com um talvez...».

Simplifico, talvez de mais, em função da natureza destes artigos. A dificuldade de distinção destes planos parece-me uma das primeiras dificuldades no acesso a textos científicos ou mesmo de vulgarização- modalidade apreciativa. O uso desta modalidade está legitimado pela minha qualidade de docente experiente.

As marcas de modalidade são marcas de poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...