segunda-feira, 26 de março de 2012

Istambul e a diversidade

Complexidade geográfica é o primeiro motivo de interesse: uma cidade dividida em dois continentes pelo mar de Mármara e o Bósforo (Foto 1) 


A  parte asiática vista do Palácio de Dolmabahçe na parte europeia 
  e  a parte europeia dividida pelo Corno de Ouro (Halic). Palácios e mesquitas espalhados pelos dois continentes e pelas duas partes do Corno de Ouro separados pela ponte Gálata (com restaurantes, pescadores...) e unidos pelos barcos (Foto 2).  


O Corno de Ouro - Palácio de Topkapi, mesquitas, Eminou... vistos de Karakoy 

Uma lição de história!

Complexidade de línguas e culturas :  Com Ataturk mudaram de alfabeto... e mudaram para uma república e muito mais. Coexistem os calções e as burkas. Um lenço em algumas mesquitas, mas não em todas...

Progresso, limpeza... rotundas, passeios com flores (nunca vi tantos canteiros  com narcisos, junquilhos, tulipas... em lado nenhum) e muita, muita gente no exterior... e zonas degradadissimas.

Uma cidade cheia de bairros diferentes: mesquitas, casas de madeira e palácios lindissimos no Bósforo, tanto na Ásia, como na Europa! 

Só ouvi falar de crise uma vez, no Grande Bazar, mas não há sinais: mesmo nas zonas mais degradadas ou de prédios não se vê «vende-se». Também não se compra ouro, mas vende-se, a vitalidade comercial, o número de compradores nas lojas, o movimento nas ruas, bares, restaurantes e tanta alegria nas ruas. «Tanta gente!».  O ambiente que se vive confirma  os indicadores económicos positivos da Turquia. 
Fez-nos bem!


 
Sogukçesme Sokagi

Palácio de Domabahce



1 comentário:

  1. E os cheiros, a música no ar, e a simpatia das gentes... não há negócio sem uma taça de chá!

    ResponderEliminar

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...