Estive em Coimbra, numa conferência com este título proferida pelo Professor Steve Graham. Colocando a ênfase no processo de escrita, o Professor mostrou dados de investigação que confirmam que actividades centradas nas diferentes fases do processo de escrita levam a melhorias nos produtos.
Para uma assembleia de uma centena de estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, a conferência foi acompanhada de tradução.
Onde andaram estes estudantes que não são capazes de seguir uma conferência em Inglês? Quantos anos tiveram de Inglês?
A tradução, feita com boa vontade, certamente por professora native speaker, para além de ter perturbado o ritmo da conferência, revelou algumas imprecisões: o conceito de consciência fonológica foi interpretado como ensino da ortografia, o processo de escrita como atividades de escrita, o ditado ao adulto como ensino da ortografia...
Mais uma vez ficou demonstrada a necessidade de incluir a intercompreensão em unidades (ou no pré-escolar, ou ... até ao ensino universitário).
Quanto a este assunto, os professores interessados encontrarão um desenvolvimento nos trabalhos deste investigador e, em Portugal, nas brochuras do PNEP disponibilizadas pelo Ministério da Educação e Ciência, da autoria de Luís Barbeiro e Luísa Álvares Pereira, por exemplo .
Para uma assembleia de uma centena de estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, a conferência foi acompanhada de tradução.
Onde andaram estes estudantes que não são capazes de seguir uma conferência em Inglês? Quantos anos tiveram de Inglês?
A tradução, feita com boa vontade, certamente por professora native speaker, para além de ter perturbado o ritmo da conferência, revelou algumas imprecisões: o conceito de consciência fonológica foi interpretado como ensino da ortografia, o processo de escrita como atividades de escrita, o ditado ao adulto como ensino da ortografia...
Mais uma vez ficou demonstrada a necessidade de incluir a intercompreensão em unidades (ou no pré-escolar, ou ... até ao ensino universitário).
Quanto a este assunto, os professores interessados encontrarão um desenvolvimento nos trabalhos deste investigador e, em Portugal, nas brochuras do PNEP disponibilizadas pelo Ministério da Educação e Ciência, da autoria de Luís Barbeiro e Luísa Álvares Pereira, por exemplo .
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