Encontro sobre Supervisão e Avaliação na vida das Escolas
Vai decorrer na ESE de Castelo Branco , nos dias 8 e 9 de junho.
A organização pediu-me para fazer palestra sobre Didática das Línguas- Culturas.
Como uma das características da comunicação de hoje é a deslocalização, a palestra vai começar, aqui e agora, sob a forma de apontamentos, de acordo com definição de blogue.
Tendo realizado 3 comunicações em pouco tempo sobre assuntos próximos, convido o leitor a consultar os tópicos seguintes:
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/04/didlang2018-coloquio-de-didatica-das.html
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/04/apedi-2018-conferencia-sobre.html
A bibliografia está parcialmente nesses outros tópicos.
RESUMO
Formato narrativo justificado em
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/04/apedi-2018-conferencia-sobre_24.html
Poderia começar a minha comunicação de três maneiras:
Desenvolvo três tópicos, alguns desenvolvidos em comentários anteriores:
A comunicação é multimodal
As línguas estão nas outras disciplinas
A videoformação : uma metodologia de supervisão em Didática das Línguas-Culturas
http://www.ccap.min-edu.pt/docs/Caderno_CCAP_2-Observacao.pdf
Dou exemplos do ciclo de vídeoformação como o desenvolvi nas minhas práticas de supervisora e apoiada em algumas práticas disponíveis em
http://chaire-unesco-formation.ens-lyon.fr/+-Videoformation-+
Bibliografia
Já apresentada em tópicos precedentes:
https://gerflint.fr/Base/Europe10/ferrao_tavares.pdf
https://dadospdf.com/download/abordagem-acional-e-competencia-comunicativa-multimodal-estaleiro-de-apresentaoes-de-trabalhos-academicos-_5a44a66eb7d7bc891f746ca3_pdf
https://journals.openedition.org/cediscor/587
https://www.decitre.fr/revues/etudes-de-linguistique-appliquee-n-153-janvier-mars-2009-approches-plurielles-et-multimodales-9782252036976.html
Vai decorrer na ESE de Castelo Branco , nos dias 8 e 9 de junho.
A organização pediu-me para fazer palestra sobre Didática das Línguas- Culturas.
Como uma das características da comunicação de hoje é a deslocalização, a palestra vai começar, aqui e agora, sob a forma de apontamentos, de acordo com definição de blogue.
Tendo realizado 3 comunicações em pouco tempo sobre assuntos próximos, convido o leitor a consultar os tópicos seguintes:
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/04/didlang2018-coloquio-de-didatica-das.html
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/04/apedi-2018-conferencia-sobre.html
A bibliografia está parcialmente nesses outros tópicos.
RESUMO
Didática das línguas-culturas, supervisão e
comunicação multimodal
«Ver para crer» ou… ver para pensar, comunicar e agir
Retomando
a expressão ou o provérbio «Ver para crer (como São Tomé)», em subtítulo,
procurarei mostrar como a investigação em didática das
línguas.-culturas em comunicação multimodal é importante para
agir sobre o terreno, antecipar efeitos das inovações e propor formas de
melhorar as aprendizagens e a relação pedagógica. Estas dimensões, também
visadas em supervisão, estão interligadas, como decorre da própria definição de
comunicação multimodal, entendida como «processo cognitivo, neurológico,
relacional, empático que implica um conjunto de modos em
interação, envolvendo o
corpo (corporização da verbalização e do pensamento)
e que se traduz na ação dos
participantes na situação de comunicação (espaço e
tempo)» (Ferrão Tavares, 2016).
Apoiando-me
em exemplos extraídos de comunicações profissionais apresentadas em
dispositivos públicos (como as conferências TED) ou registos
de aula no formato « A minha tese em 3 minutos», distinguirei alguns elementos
de coerência dos discursos multimodais, nomeadamente, metáforas e palimpsestos
verbais e icónicos, marcas verbais e não verbais de operações cognitivas e
discursivas comuns aos discursos das diferentes disciplinas escolares (definir,
exemplificar, comparar, parafrasear, resumir, argumentar…). Colocarei em evidência a necessidade de observar interações
entre o corpo e os dispositivos
tecnológicos, em articulação com meios icónicos e linguísticos, em tempos e espaços reais e virtuais.
Procurarei
enfatizar a necessidade de adotar, em supervisão, dispositivos de videoformação
que permitam que o professor aprenda a desempenhar diferentes papéis
discursivos, como o de explicador, o de contador de histórias ou de crítico… papéis
que são transversais às diferentes disciplinas escolares e que integram a
competência comunicativa do professor.
Em
consonância com a definição de comunicação multimodal, a preparação da comunicação é pública,
podendo ser seguida, em processo de
construção, em
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/05/didatica-das-linguas-culturas.html
Formato narrativo justificado em
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/04/apedi-2018-conferencia-sobre_24.html
Poderia começar a minha comunicação de três maneiras:
Mostrando o papel das diferentes disciplinas para o meu percurso profissional o que me levaria a explicitar o enquadramento teórico : A Didática das Línguas- Culturas nas suas relações com a literatura, a linguística, a pragmática, as CE, nomeadamente a Supervisão… as NBIC.
Mostrando alguns paradoxos de hoje nomeadamente o aparente declínio da Didática, o fechamento da escola num mundo deslocalizado ou o exibicionismo nas redes sociais e o «pudor» em mostrar o que se passa na aula.
Contando histórias a partir destes comentários:
«O meu professor não sabe explicar, só passa power
point
e nós copiamos/dá-nos o power point».
«O meu professor passa power point de costas voltadas, apaga as
luzes e nós fazemos barulho».
«Está quieto e resolve o problema!»
Desta forma anunciaria o facto de esta comunicação se inscrever em didática das línguas-culturas, numa perspetiva de analisar para agir, para antecipar, para propor formas de melhorar as aprendizagens, interrogando, hoje, um domínio, por um lado, questionado por muita gente das ciências da educação, por outro, muito promissor: as NBIC, nomeadamente as neurociências.
Ao falar de paradoxos refiro, por exemplo, a grande dificuldade desta comunicação em termos metodológicos: precisava de registos de aulas atuais e não as encontro na Internet e as gravadas oficialmente não estão disponíveis.
Com as histórias... entraria imediatamente no assunto, porque parece que o formato narrativo se vê no cérebro. Depois porque formato narrativo está ao serviço da explicação e da argumentação. E os professores de todas as disciplinas têm de saber explicar. E as línguas contribuem para o conhecimento sobre elas próprias, mas estão nas outras disciplinas, nomeadamente em Matemática (o espaço-tempo desta comunicação no Encontro é partilhado com a Matemática). As línguas nas outras disciplinas é um eixo que irei desenvolver. O outro eixo a desenvolver é o da observação da comunicação multimodal.
Desenvolvo três tópicos, alguns desenvolvidos em comentários anteriores:
A comunicação é multimodal
As línguas estão nas outras disciplinas
A videoformação : uma metodologia de supervisão em Didática das Línguas-Culturas
•Formulo as seguintes questões:
Nos
planos de estudos de cursos de
professores e nas fichas curriculares
- Como se vê a ação (os eventos da aula)? Quais as marcas da ação? Reflete-se sobre a ação ou sobre o que os agentes dizem sobre a ação?
- A videoformação aparece?
- Aparecem simulações globais ou simulações de sequências?
- Quais os instrumentos de observação das interações?
- Como se vê como o professor/aluno comunica?
- Quem ensina um professor a comunicar?
Interrogo-me sobre a contradição entre o exibicionismo das práticas nas redes sociais e o «pudor» em se mostrar o que se passa na aula o que implica que dimensões que são equacionadas na formação de outros profissionais não possam ser analisadas com os mesmos meios de registo de imagem.
Apresento alguns exemplos da adoção da videoformação na formação de professores e mostro como à falta de «corpora» de aula, os investigadores em formação de professores têm de ver outros profissionais que desempenham de forma pública os mesmos papéis, até em situação pedagógica como em «A minha tese em 3 minutos», dispositivos de Pechakucha ou conferências TED. Por exemplo:
https://www.ted.com/talks/mehdi_ordikhani_seyedlar_what_happens_in_your_brain_when_you_pay_attention
http://www.ccap.min-edu.pt/docs/Caderno_CCAP_2-Observacao.pdf
Dou exemplos do ciclo de vídeoformação como o desenvolvi nas minhas práticas de supervisora e apoiada em algumas práticas disponíveis em
http://chaire-unesco-formation.ens-lyon.fr/+-Videoformation-+
Bibliografia
Já apresentada em tópicos precedentes:
https://gerflint.fr/Base/Europe10/ferrao_tavares.pdf
https://dadospdf.com/download/abordagem-acional-e-competencia-comunicativa-multimodal-estaleiro-de-apresentaoes-de-trabalhos-academicos-_5a44a66eb7d7bc891f746ca3_pdf
https://journals.openedition.org/cediscor/587
https://www.decitre.fr/revues/etudes-de-linguistique-appliquee-n-153-janvier-mars-2009-approches-plurielles-et-multimodales-9782252036976.html
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