quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Didácticas não convencionais - puzzle 1

E perguntam os leitores: o que são «didácticas não convencionais»? É «o tema da minha próxima aula presencial, no Mestrado de «Ensino do Inglês e do Francês no Ensino Básico», do IPS de Castelo Branco.
Posso, desde já, afirmar que estas «didácticas» propõem abordagens multimodais. Que já se falou muito mais delas do que se fala neste momento e, no entanto...
Estou a utilizar um dos processos de encenação dos discursos mediáticos, segundo Hocq: a revelação.
Aos alunos ou melhor às alunas de mestrado compete preencher o puzzle... e a todos os participantes deste blogue. Deixo algumas peças, nomeadamente as questões seguintes: por que razão a professora escolheu este formato para a aula pública e privada? Qual a relação entre este formato e as ditas didácticas?

3 comentários:

  1. De acordo com a ideia apresentada neste "post", parece-me importante que o formato das aulas de Mestrado na disciplina de Didáctica das Línguas e Culturas aconteça em vários formatos (aulas presenciais, aulas virtuais, sincronas, assincronas) mas sobretudo de formas policronas, plurais e multimodais, porque é assim que se pretende ensinar as Línguas Maternas e Estrangeiras, numa perspectiva abrangente, em que se partilham várias Línguas, várias Culturas e vários conhecimentos de várias formas e plataformas.

    ResponderEliminar
  2. Porque razão a professora escolheu este formato para a aula pública e privada?
    No meu entender é porque a internet é uma ferramenta do Conhecimento, precisamos de dominar e integrar nas nossas práticas a sua utilização e devemos sempre aprender a aprender, saber pesquisar e saber valorizar o que sabemos. Não termos medo de expor as nossas ideias.
    Qual a relação entre este formato e as ditas didácticas?

    No meu ponto de vista a relação entre a utilização destes dois formatos é que só devem ser de complemento. A aula presencial é muito importante no que respeita: à clareza das representações, à modelação e explicação de conceitos complexos e na aula à distância, sendo um complemento, pode-se considerar que tem de facto um impacto positivo:
    o saber utilizar a nova tecnologia , permite verificar à motivação, a participação e o comportamento dos alunos, neste caso das alunas. Ajuda em ambos os casos na melhoria do ritmo e ganhos da aprendizagem.

    ResponderEliminar
  3. E relacionando agora com os artigos do blog sobre Sugestopedia?

    ResponderEliminar

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...