quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alguns conselhos para as apresentações em power point...TED, PechaKucha...

1. Ter presente que “Não podemos não comunicar” (Watzlawick);
2. Ter presente que a comunicação é um processo “orquestral” (Sheflen);
3. Pensar na relação entre apresentação oral e os suportes (posição no espaço articulação entre o homem e os suportes);
4. Pensar que PowerPoint não é cinema , por isso a sala não pode ficar às escuras;
5. Não ler, olhar para o público, olhar rápido ao ecrã do computador, não ter papéis na mão;
6. Seleccionar conceitos- chave;
7. Seleccionar o tipo de apresentação, imagens em função do conceito (função referencial, simbólica, humorística…), (a arte é sempre um bom ponto de partida e evitar efeito naperon);
8. Pensar que PowerPoint é para ser visto (função de «completamento» e de «ancoragem»);
9. Respeitar regras de coerência icónica e linguística:
a. Materialidade gráfica – evitar efeito “catálogo”, seleccionar cores, fontes e caracteres que se leiam (+ de 14), evitar efeitos visuais ou sonoros que perturbem (por ex: que contrariem o processo de leitura);
b. Coerência discursiva – não utilizar travessões ou outros símbolos quando não há enumerações; nas enumerações utilizar a mesma construção sintáctica;
10. Identificar fontes;
11. Não utilizar termos cujo sentido seja desconhecido dos autores;
12. Respeitar tempo e testar.

E ver diferentes formatos de apresentações.Ver comunicadores consagrados em TED e o cidadão comum, em formato 20/20, Pechakucha.Já agora... reparem no tom de voz... Onde estão os articuladores?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Homenagem a Santana Castilho

Não me despedi do Professor e amigo, porque, há uns tempos, deixei de ler os seus artigos e a Covid impede-me de estar hoje com ele. Mas, vo...