sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mestrado de 6 Institutos Politécnicos e 1 Universidade

Apesar de se falar tanto de parcerias, há alguns anos, foram e são raros os casos de sucesso. Saúdo, por isso, a iniciativa de 6 Politécnicos (Castelo Branco, Leiria,  Portalegre, Santarém, Setúbal, Viseu) e da Universidade do Algarve  que pensaram numa proposta conjunta de Mestrado: O mestrado da REDE 7 para formar o PERFIL 7 de professor do Ensino Básico (quer dizer um professor com formação em Inglês e Francês). Foi uma iniciativa dos Politécnicos referidos (não tanto das ESE)  e de uma Universidade, um mestrado saudado pela equipa ministerial da altura, tendo a proposta merecido rasgados elogios pela consistência científica e pedagógica e qualidade dos docentes envolvidos. Nunca uma  das instituições procurou ultrapassar as outras. Os agentes  deram o seu  melhor, os seus saberes, as suas experiências, os seus gostos  e foi aberto o primeiro Mestrado em Castelo Branco. Depois,  poderia ter sido replicado em outras instituições. Não era um Mestrado do IPCB era de todas as instituições da REDE.  Não o foi... para que serve formar professores e...   professores de Inglês e Francês, neste momento?  

Foi um Mestrado exigente como dizem os estudantes. Foi um Mestrado em que cada instituição convocou os mais motivados, os mais preparados, os mais experientes (sim, estou a gabar-me, até o posso fazer) e conseguiu-se criar um projeto comum sem  o habitual espírito paroquial (no mau sentido, já que muitas paróquias até estão a fazer o que não faz o Estado!)  que carateriza tantas instituições!

Está a terminar a primeira edição do Mestrado, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Na próxima semana,  estarei em Castelo Branco  para  participar nos júris de discussão das dissertações.

Obrigada a todas as Instituições, a todos os colegas, às alunas pela oportunidade de crescer convosco! 

1 comentário:

  1. Foi um Mestrado exigente, de facto, mas cuja riqueza foi inegável. Depois de 20 anos de experiência profissional, tive a possibilidade de voltar a encontrar novos caminhos, relembrar antigos trilhos, e, sobretudo, crescer como profissional e como ser humano.
    Por isso, deixo aqui os meus agradecimentos às minhas professoras e aos meus professores pela sua dedicação, trabalho, experiência e grande competência. Nos dias de hoje, são um exemplo de percurso profissional e científico ímpar. Bem hajam

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