terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Discurso do Rei... comunicação interpessoal

O Discurso do Rei leva-me a tecer algumas considerações sobre comunicação interpessoal.



Na minha tese sobre comunicação não verbal, citava D.Abercrombie : «Nous parlons avec nos organes vocaux, mais c'est avec tout le corps que nous conversons ». Este poderia ser o resumo do filme.Centrado sobre o «discurso» mais do que sobre uma época, opção que não agradou a todos os críticos, mostra a relação entre a dimensão para-vocal e quinésica e a importância das emoções na comunicação interpessoal. O terapeuta, sem títulos, mas com experiência, adopta para além de recurso a técnicas- a pedido do rei para o desenvolvimento dos gestos articulatórios- leva este a verbalizar as suas emoções recorrendo à provocação verbal, à música, ao gesto, adoptando comportamentos de designados de «em espelho oposto».

Planos lindíssimos dos dois actores...

Deixo as críticas mais centradas sobre o filme aos críticos, até porque hoje não consigo escrever. Uma gripe impede-me de «conversar». Não me apetece escrever mais...

Faço como me parece que aconteceu a Woody Allen (com as devidas distâncias) em «Vai conhecer o homem dos seus sonhos». Será que se fartou do filme antes de o acabar, mas assim como assim... «vão gostar na mesma»- dirá Woody Allen?

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...