quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estive hoje no MOMA! Implicações pedagógicas.

Sim graças ao Google Art Project estive a passear no Moma e a ver mais em pormenor alguns quadros de Gauguin. Acabei de ler «O paraíso na outra esquina» de Mario Vargas Llosa sobre o pintor e a avó do pintor. Gostei muito e desejei que houvesse versão em ebook (já estou a ficar convencida...). Assim, tinha um livro de pintura aberto ao mesmo tempo que lia!

Que maravilha das tecnologias! Cada dia em seu Museu! E que sorte para os nossos alunos que podem sair dos muros das escolas das suas (aldeias...até já não há muitas, mas é outra história...) e passear-se na Tate, em Versailles... E podem verbalizar emoções, comentar quadros, descrever telas, em várias línguas. Estão a verbalizar noções de qualificação, de espaço, de tempo, a utilizar adjectivos, advérbios de lugar, preposições.Podem dar instruções aos colegas para se deslocaram nas diferentes salas, empregando imperativos ou a expressão de condição (se carregares...). Sem que estas categorias sejam necessariamente explicitadas. Podem inventar a história ligada ao quadro. Podem pintar «à maneira de...» e verbalizar as acções, comentar os desenhos que fizeram, ditar o desenho ao colega (Picasso dictation). Podem encontrar diferenças entre o seu desenho e o vizinho (information gap).

Estas actividades podem ser encontradas em «Didáctica do Português no Ensino Básico» (Porto Editora). Publicidade gratuita da autora. Um exemplo dado neste livro, a partir do quarto de Van Gogh foi posto em prática numa escola integrada no PNEP
E tornam-se «mestiços de culturas (c. Michel Serres).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Homenagem a Santana Castilho

Não me despedi do Professor e amigo, porque, há uns tempos, deixei de ler os seus artigos e a Covid impede-me de estar hoje com ele. Mas, vo...