segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Acordo ortográfico

Tenho sido um bocadinho preguiçosa... mas...
No ano passado, quando muitos alunos me disseram que eram contra o acordo, propus-lhes um ditado.
E aqui vão alguns termos:

somente, pobrezinho 

E com as regras do acordo:

primavera, segunda-feira, norte, senhor professor,
transacionar, colecionador, lecionar
adoção, perceção, acessão (também não gosto desta, mas...!), interceção, corrupção, opção, facto...
creem, leem, veem, deem...
Há de ser difícil
fim de semana



O resultado foi o seguinte:
Vários escreveram somente e pobrezinho com acentos - Ainda estavam no acordo antes de 1973, quando foram abolidos os acentos nos advérbios de modo e palavras com sufixos começados por z ! Pois tem havido vários acordos... a língua muda!

Nos nomes de dias de semana, meses, estações do ano...e então títulos... já estavam no novo acordo, escrevendo tudo com minúsculas!

No transacionar, lecionar... também já  houve alunos muito modernos... outros até tiraram o c ao facto-acontecimento!  Inventaram  um acordo!

Para os acentos circunflexos tive, ao longo dos anos, de recorrer a uma mnemónica,  para evitar erros ortográficos: «para ler, crer,dar e ver é preciso  ter dois olhos e usar óculos «lêem»... o tal acento que raramente punham...
Quanto   ao hífen... é melhor nem falar! Não fazia falta nem ao verbo haver, no presente,  seguido de preposição de nem à maior parte das expressões! «Tracinhos» para quê? Mas... vão manter-se quando o elemento seguinte começa pela mesma vogal «micro-ondas», por exemplo. Esta é a parte mais difícil!

Mas, mais graves são os tais erros que não os preocupavam nem preocupam: o  «hádes», os «vão haver dificuldades», o «deve de ser», o tu «estivestes», tu «fizestes»... «eu puze-o», eles «fariam-no», «nós fáçamos»...

É evidente que  todos vamos ter dificuldades... para escrever no blogue nem sempre vou ter a oportunidade de ter  texto do acordo à mão, nem disposição... até estou a escrever numa esplanada.  Mas vou  fazer um esforço para o seguir. E agora... mar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Homenagem a Santana Castilho

Não me despedi do Professor e amigo, porque, há uns tempos, deixei de ler os seus artigos e a Covid impede-me de estar hoje com ele. Mas, vo...