quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pina- Pina Baush de Wim Wenders

Descobri Pina Baush, nos anos 80, no Théâtre de la Ville, em Paris. Vi Café Müller e Waltzer.Depois achei que não queria sofrer mais e deixei de a ver, mesmo em Lisboa. Não resisti, no entanto, a ir vê- la em 3 dimensões, através do olhar de Wim Wenders. Fiquei cheia de pena de não ter visto nunca a «Sagraçao da Primavera»! É tarde!
A melhor definição da minha emoção encontrei-a no depoimento da bailarina brasileira, vestida de vermelho,no campo, dançando com uma cadeira em desequilíbrio. Diz mais ou menos isto: tentei não sentir peso, dar leveza ao meu gesto. Uma outra bailarina eleva-se com o cabelo.
Foi isso que Wim Wenders deu, na minha opinião ao filme. As 3 dimensões dão-nos a profundidade, a solidão... a tristeza (que me impediu de ver outros espectáculos), o ar (os elementos de que tanto gostava)... mesmo o reencontro com Café Müller ... e dão-nos a leveza (não no sentido negativo mas de elevação, da procura). Adorei.


PINA - Tanzt, tanzt, sonst sind wir verloren - Deutscher Trailer from neueroadmovies on Vimeo.

1 comentário:

  1. Pina Baush, grande coreógrafa e dançarina alemã. Tem de facto uma visão da linguagem corporal incomum não só para a época mas também actualmente. Gostei do trailer

    ResponderEliminar

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...