quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Quiz ... Aula de Francês ... quem terá escrito isto? e quando?

«Devemos levar os alunos a colaborar activamente na aquisição dos seus próprios conhecimentos, assimilando-os à custa de uma elaboração pessoal».
«São muitas as dificuldades que lhe (ao professor de língua) tolhem os movimentos: escassez de tempo,vastidão da matéria, turmas excessivamente numerosas».
«A gramática deve ser ensinada pela língua e não esta pela gramática. Deve-se partir do exemplo para a regra e é o aluno que a deve descobrir. Para (...), cada regra de gramática não é mais do que a constatação de um facto, o resultado de uma observação, o fruto de uma experiência».«Não é necessário que ela seja logo concludente,basta que se aplique no caso presente, tornando-se posteriormente mais exacta pela observação de novos casos».
«Este método tem a grande vantagem de exigir a colaboração dos vários sentidos, exercitando assim ao mesmo tempo a memória visual, auditiva e a motora».
« A sala deverá conter mapas, postais, gravuras... Faltando-nos os objectos reais, devemos possuir as suas representações e imagens...» A correspondência inter-escolar... grande número de estudantes visitam estes dois países...»


Outro autor, ainda:
«A mímica permite-nos a representação das acções e das coisas.. . O recurso da mímica vai mais além, porque pode chegar à interpretação mais subjectiva... modulação da voz ou a entoação que também vem em auxílio da compreensão»

«As perguntas estão subordinadas a duas grandes classes relacionadas com a acção dos alunos: trabalho receptivo...trabalho receptivo e produtivo...Segue-se depois a participação do aluno na comunicação de acções,isto é, as frases de sentido imperativo,as ordens»».

E agora a pergunta: Quem poderá ter dito ou escrito estas frases? Em que datas?

E as respostas

Maria Inês Vasques Ribeiro,  Ensaio Crítico sobre o Ensino do Francês. 1938 - Trabalho de estágio  feito no Liceu Nacional D. João III  Coimbra
(consultado na biblioteca em pesquisa autorizada pelo ME)
e
Luís Afonso Ferreira, O ensino do Francês nos liceus. 1952- idem.

E assim, a abordagem acional nasceu... em 1952! ou terá sido antes?

1 comentário:

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...