quarta-feira, 3 de abril de 2013

Multimodalidade, literacia multimodal e abordagem multimodal e acional na formação de professores

Vou fazer uma conferência, na Universidade de Aveiro, no âmbito do Projeto Protextos e, como vai sendo hábito, vou prepará-la aqui. Uma conferência leva tempo a preparar. Vou registando tópicos diversos. Esta será a estrutura:
1. Vou começar por procurar as  minhas referências on line:

Uma história de  investigadora e de formadora em simultâneo que partiu da comunicação não verbal em 1980 (tese de doutoramento de  3e Cycle em 1984 - Paris 3, Artigo publicado na Revista  ELA 58, 1985) chegou às «dimensões multicanais da comunicação», em 1988 (tese de doutoramento novo em 1991- Paris 3) e, em 1997, começou a utilizar o conceito de multimodalidade (Revista Intercompreensão nº 6, ESE de Santarém). Em 2003, publicou o artigo «La multimodalité á l''intéreur de dispositifs de formation d'enseignants». Revue Lidil, Coord. Diana-Lee Simon & Cécile Sabatier. Le plurilinguisme en construction dans le systéme éducatif. Université de Grenoble. Em Bufe,W &Giesen. Des langues et des médias pode ler-se este artigo que explora a multimodalidade da televisão e a questão das «zonas de proximidade entre a escola e a televisão. Quelle place pour la télévision dans la classe de langue ?

Em 2009, coordenou,  com Jacques da Silva e Marlène da Silva, o número 153 da Revista Études de Linguistique Appliquée, Revue de Didactologie des Langues- Cultures sobre «Approches plurielles et multimodales. Na continuação deste número, em 2010, coordenou o número 15 da Revista Intercompreensão (ESES, Cosmos), subordinado ao mesmo título em Português «Abordagens plurais e multimodais». Em 2011, coordenou com Luísa Álvares Pereira o número 16 da Revista Intercompreensão, intitulado «Literacias académicas multimodais» . com exemplos de apresentações em power point... Em 2012, Clara FERRÃO TAVARES, Jacques DA SILVA et Marlène DA SILVA E SILVA La formation actionnelle (et) multimodale des enseignants de langues-cultures. Actes du colloque FICEL, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, DILTEC  Formation et professionnalisation des enseignants de langues. 
Évolution des contextes, des besoins et des dispositif... Artigo também sobre apresentação multimodal de dispositivos multimodais inscrita na formação profissional de professores.

E...  a orientação de duas teses sobre «Zonas de proximidade» entre os Media e a Escola e sobre  SPA 
(Sequências Potencialmente Aquisicionais) ou, por outras palavras,  sobre o potencial que os media têm para a aprendizagem (Vigostski e Py) , a partir do desenvolvimento em aula de sequências construídas, no sentido do desenvolvimento de literacias multimodais. Uma tese de mestrado  da Universidade Católica de Helena Neves  «Implicação das TIC no processo de leitura : estudo de caso numa escola do 1º ciclo do ensino básico». Outra do mestrado em Educação da Universidade da Madeira, em colaboração com a ESE de Santarém, de Isabel Inácio: «Implicações dos quadros interativos multimédia na aula de língua estrangeira». Artigo com Clara Ferrão em Intercompreensão nº 15

Continua... 

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