sábado, 15 de outubro de 2011

«Não somos apenas governados por incompetentes. Esta gente é estúpida. E está a destruir o nosso futuro.»

Daniel Oliveira termina assim o seu artigo, no Expresso, de hoje.

Aliás… ao ler o Expresso, creio que estamos todos de acordo. Até Manuela Ferreira Leite parece não discordar.

Vejamos com exemplos caseiros… Pertencia, há 2 anos, ao grupo dos contribuintes no último escalão de IRS. Professora Coordenadora com Agregação, embora sem estar no escalão correspondente… escalão congelado desde 2002!!! Pois já nessa altura o congelamento era transitório! Com um pequeno cargo dirigente! Como sempre fui poupada e comecei a trabalhar aos 18 anos, enquanto fazia o ensino superior e o meu filho fez o mesmo, poupava… como os meus pais pouparam e… comprei apartamentos que alugava e declarava  (e declaro) ao fisco.

No ano passado, pedi a reforma antes da penalização de reforma antecipada passar de 4,5 para 6% e motivada por questões de saúde.

E é assim… perdi quase metade do meu salário. As minhas ex-alunas, professoras do 1ª ciclo do Ensino Básico,  aposentaram-se com 52 anos e ficaram com reformas muito superiores (Tinham monodocência, ficaram muito cansadas de trabalhar com meninos... não fizeram nem mestrados, nem doutoramentos, nem agregação...também não precisaram de fazer investigação, nem de publicar (algumas até o fizeram!)!

As rendas baixaram e os apartamentos estão muito tempo à espera de inquilino…

E como tal… Sr. Ministro das Finanças, vai ter um contribuinte que (apesar de  fazer parte dos que têm «o papo cheio» como o dizia Alberta Marques Fernandes numa «crónica» inimaginável na televisão pública!)  paga menos impostos, que vai deixar de circular nas auto-estradas, que vai comprar menos roupas, que deixará de tomar coca-cola, que irá menos a restaurantes…

Se tivesse netos, não iria querer que o explicador passasse recibos. E se o Sr. Dr. não me quiser passar recibos da consulta…agradeço! Para não falar do cabeleireiro, do canalizador ou do pintor!

E como é que o país estará melhor em 2013? Quem são os «ricos» neste país?

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...