Habituei-me a escrever estes textos mais curtos no Facebook, mas resolvi voltar ao Blogue.
Todos falam dos resultados do PISA, mas ninguém se interroga sobre as
razões dos progressos de 2012 a 2018. Em 2006- 2010 foram lançados programas de
formação de professores do 1° Ciclo de Matemática, Ciências e Português
destinados a “mudar as práticas dos professores”. Muitos materiais foram
elaborados pelas equipas dos programas. A ministra da educação da altura, Maria
de Lourdes Rodrigues, adotou algumas medidas que desagradaram aos professores (
com intervenções extremamente infelizes), mas teve a coragem de começar a
formação de professores pelo 1° Ciclo ( e os professores aderiram).
Infelizmente os programas foram cancelados por ministras mais “modernas” que
achavam que alguns dos conteúdos ou atividades que visavam o “ensino” (
sublinho) da leitura ou de escrita, por exemplo, limitavam muito a
criatividade. E depois veio o Sr Ministro Crato que achava que haveria
professores a mais e que os professores não precisavam de formação e … De um
dia para o outro ouvi “ agora já não há Pnep, já não é preciso fazer essas
atividades” que exigiam muita leitura, muita escrita, muita expressão oral,
muita gramática…
Os materiais ainda andam nos arquivos do Ministério. Não, não estão
desatualizados! Não haverá ninguém que os coloque numa plataforma visível? Eu
estive na coordenação do PNEP ( Programa Nacional para o Ensino do Português)!
Fui paga para estudar, formar professores e produzir materiais!
Faço um balanço muito positivo baseado nos produtos que vi. Os alunos do
PNEP poderão ter contribuido para a melhoria dos resultados da avaliação PISA !
Era preciso relacionar, avaliar… Há tanto desperdício de trabalho, de estudo,
de materiais…
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