Maria Emília Ricardo Marques: In memoriam
Terminei hoje artigo,em coautoria com Teresa Salvado Sousa, para publicação no número 5 da Revista Synergies Portugal, como forma de homenagem de ex-alunas e colegas à Professora. Maria Emília Ricardo Marques foi copresidente de Synergies Portugal e é da mais elementar justiça que as instituições que a ela estiveram ligadas e as pessoas que com ela aprenderam relembrem o seu legado para que as gerações mais novas o conheçam e não precisem de iniciar percursos sociológicos, literários, didáticos, de reflexão sobre efeitos das tecnologias a partir do «nada». Há um pensamento construído também em Ciências Sociais!
Desse artigo, sublinho o seguinte:
" Maria Emília concluait un article publié dans le numéro 1 de la revue Intercompreensão Revista de Didáctica das Línguas, sur le passé de l’enseignement des langues, avec le regret suivant « Il y avait autant de chemins ouverts.. et on a tant oublié ! (1990 :111) Or, on ne saurait oublier un parcours de scientifique et professeur comme celui de Maria Emília, exemple d’«un tiers instruit» (pour emprunter le titre de l’ouvrage de Michel Serres1995), métis de culture humaniste, artistique, scientifique et technologique!"
Não vou, evidentemente, justificar a homenagem de Synergies Portugal a Maria Emília Ricardo Marques, nem referir o seu currículo ou as áreas em que foi pioneira. São tópicos desenvolvidos no artigo que será publicado em breve, mas gostaria de remeter o leitor para um vídeo sobre Didática das Línguas.
Com todos os meios tecnológicos de que dispomos hoje, seria suposto que na Internet se encontrassem vídeos de qualidade didática, quer de apoio às aulas quer à formação de professores. Ora, paradoxalmente, quase não existe esta produção e os materiais produzidos nos anos 90 do século passado e na primeira década deste século não foram atualizados. (Lamento, por exemplo, que vídeos de que sou coautora da Universidade Aberta (a convite de Maria Emília Ricardo Marques), sobre comunicação pedagógica e mediática, que acompanhavam os materiais produzidos para a disciplina «Os média e a aprendizagem» não tivessem sido objeto de atualização).
Na investigação para o artigo encontrámos um vídeo de uma grande atualidade pedagógica (apesar das deficientes qualidades técnicas ou da desatualização do guarda-roupa, se atendermos às possibilidades de hoje), coordenado pela Professora Maria Emília Ricardo Marques que seria bom ser visto, até porque uma das autoras (Professora Helena Peralta) é coautora de documento de referência sobre a flexibilidade curricular seguinte:
CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIOPARA A CONSTRUÇÃO DEAPRENDIZAGENS ESSENCIAISBASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS
Concluo esta mensagem com o convite para ver o vídeo sobre o qual escrevi, com Teresa Salvado Sousa, o seguinte:
Une vidéo de la discipline Didáctica das Línguas Estrangeiras que nous avons redécouverte lors de la rédaction de cette conclusion est un exemple de la «définition» de Maria Emília proposée ci-dessus. Dans cette vidéo que Maria Emília a coordonné en tant que responsable de cette discipline, diffusée en 1990, par Universidade Aberta, la conception «plurilingue» de la didactique des langues est présente. La didactique des langues est commune aux différentes langues et la langue est indissociable de la culture. Par ailleurs, les documents authentiques, notamment de la vidéo, de la chanson, de la publicité sont proposés et insérés dans une perspective didactique. Une perspective communicative de la grammaire avec des exercices de conceptualisation est adoptée et justifiée. Le travail de projet visant l’autonomie est également explicité à partir d’échantillons de la communication en classe (Ricardo Marques et al.1990). Cette vidéo mériterait d’être refaite aujourd’hui avec d’autres moyens technologiques et communicatifs, le contenu didactique étant d’une actualité incroyable. C’est probablement l’une des lignes d’avenir que Maria Emília et les collègues qui l’ont accompagnée dans ce projet ont laissées. Les voies de l’avenir sont lancées… "
https://vimeo.com/user34119652/review/168768961/8998d50e4a
Ainda um comentário: hoje há muitas atividades propostas, até em manuais em formato digital, para exploração de canções, publicidades, BD, filmes, blogues... mas, muitas vezes, os autores «poupam» na conceptualização, na justificação para essas atividades. E, assim, estas aparecem como umas «pequenas brincadeiras para motivar alunos», sem uma visão integrada no desenvolvimento linguístico-cultural e comunicativo do aluno. Até em congressos de associações de professores são propostas comunicações sobre diferentes suportes ou «documentos autênticos»... sem que os autores as justifiquem (nem sequer na perspetiva comunicativa quanto mais na perspetiva acional)!
Com Maria Emília Ricardo Marques, no número 1 de Intercompreensão, lamento:
«Havia tantos caminhos abertos... e tanto foi esquecido»!
Também a Revista Intercompreensão Revista de Didáctica das Línguas (Maria Emília Ricardo Marques pertencia à Comissão Científica) foi esquecida. Ficou no número 16!
E, no entanto», o tema do número 15 (Abordagens plurais e multimodais) era bem atual...
https://www.wook.pt/livro/intercompreensao-revista-de-didactica-das-linguas/9857607
Ou... a leitura do último número Literacias académicas multimodais parece justificar-se quando se constata a dificuldade de escrita e apresentação oral de trabalhos académicos!
http://edicoescosmos.pt/index.php?route=product/product&product_id=163~
Mas permitam que faça uma pergunta provocadora? Onde está o nome de Maria Emília Ricardo Marques (e de outros autores portugueses de referência) em programas de formação de professores ou de UC (disponíveis na Internet)? O de Galisson, de Porcher...? Perguntem a professores se conhecem estes nomes? Ou até... se alguma vez ouviram falar do PNEP (2006-2009)?
Não é uma queixa pessoal, dado que, felizmente, ainda falo e escrevo... E é porque sempre falei que utilizo o blogue (e o Facebook também) como meio para chegar a ex-alunos e colegas de todo o mundo. Vantagens das tecnologias na educação, campo em Maria Emília Ricardo Marques foi pioneira!
Terminei hoje artigo,em coautoria com Teresa Salvado Sousa, para publicação no número 5 da Revista Synergies Portugal, como forma de homenagem de ex-alunas e colegas à Professora. Maria Emília Ricardo Marques foi copresidente de Synergies Portugal e é da mais elementar justiça que as instituições que a ela estiveram ligadas e as pessoas que com ela aprenderam relembrem o seu legado para que as gerações mais novas o conheçam e não precisem de iniciar percursos sociológicos, literários, didáticos, de reflexão sobre efeitos das tecnologias a partir do «nada». Há um pensamento construído também em Ciências Sociais!
Desse artigo, sublinho o seguinte:
" Maria Emília concluait un article publié dans le numéro 1 de la revue Intercompreensão Revista de Didáctica das Línguas, sur le passé de l’enseignement des langues, avec le regret suivant « Il y avait autant de chemins ouverts.. et on a tant oublié ! (1990 :111) Or, on ne saurait oublier un parcours de scientifique et professeur comme celui de Maria Emília, exemple d’«un tiers instruit» (pour emprunter le titre de l’ouvrage de Michel Serres1995), métis de culture humaniste, artistique, scientifique et technologique!"
Não vou, evidentemente, justificar a homenagem de Synergies Portugal a Maria Emília Ricardo Marques, nem referir o seu currículo ou as áreas em que foi pioneira. São tópicos desenvolvidos no artigo que será publicado em breve, mas gostaria de remeter o leitor para um vídeo sobre Didática das Línguas.
Com todos os meios tecnológicos de que dispomos hoje, seria suposto que na Internet se encontrassem vídeos de qualidade didática, quer de apoio às aulas quer à formação de professores. Ora, paradoxalmente, quase não existe esta produção e os materiais produzidos nos anos 90 do século passado e na primeira década deste século não foram atualizados. (Lamento, por exemplo, que vídeos de que sou coautora da Universidade Aberta (a convite de Maria Emília Ricardo Marques), sobre comunicação pedagógica e mediática, que acompanhavam os materiais produzidos para a disciplina «Os média e a aprendizagem» não tivessem sido objeto de atualização).
Na investigação para o artigo encontrámos um vídeo de uma grande atualidade pedagógica (apesar das deficientes qualidades técnicas ou da desatualização do guarda-roupa, se atendermos às possibilidades de hoje), coordenado pela Professora Maria Emília Ricardo Marques que seria bom ser visto, até porque uma das autoras (Professora Helena Peralta) é coautora de documento de referência sobre a flexibilidade curricular seguinte:
CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIOPARA A CONSTRUÇÃO DEAPRENDIZAGENS ESSENCIAISBASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS
Concluo esta mensagem com o convite para ver o vídeo sobre o qual escrevi, com Teresa Salvado Sousa, o seguinte:
Une vidéo de la discipline Didáctica das Línguas Estrangeiras que nous avons redécouverte lors de la rédaction de cette conclusion est un exemple de la «définition» de Maria Emília proposée ci-dessus. Dans cette vidéo que Maria Emília a coordonné en tant que responsable de cette discipline, diffusée en 1990, par Universidade Aberta, la conception «plurilingue» de la didactique des langues est présente. La didactique des langues est commune aux différentes langues et la langue est indissociable de la culture. Par ailleurs, les documents authentiques, notamment de la vidéo, de la chanson, de la publicité sont proposés et insérés dans une perspective didactique. Une perspective communicative de la grammaire avec des exercices de conceptualisation est adoptée et justifiée. Le travail de projet visant l’autonomie est également explicité à partir d’échantillons de la communication en classe (Ricardo Marques et al.1990). Cette vidéo mériterait d’être refaite aujourd’hui avec d’autres moyens technologiques et communicatifs, le contenu didactique étant d’une actualité incroyable. C’est probablement l’une des lignes d’avenir que Maria Emília et les collègues qui l’ont accompagnée dans ce projet ont laissées. Les voies de l’avenir sont lancées… "
https://vimeo.com/user34119652/review/168768961/8998d50e4a
Ainda um comentário: hoje há muitas atividades propostas, até em manuais em formato digital, para exploração de canções, publicidades, BD, filmes, blogues... mas, muitas vezes, os autores «poupam» na conceptualização, na justificação para essas atividades. E, assim, estas aparecem como umas «pequenas brincadeiras para motivar alunos», sem uma visão integrada no desenvolvimento linguístico-cultural e comunicativo do aluno. Até em congressos de associações de professores são propostas comunicações sobre diferentes suportes ou «documentos autênticos»... sem que os autores as justifiquem (nem sequer na perspetiva comunicativa quanto mais na perspetiva acional)!
Com Maria Emília Ricardo Marques, no número 1 de Intercompreensão, lamento:
«Havia tantos caminhos abertos... e tanto foi esquecido»!
Também a Revista Intercompreensão Revista de Didáctica das Línguas (Maria Emília Ricardo Marques pertencia à Comissão Científica) foi esquecida. Ficou no número 16!
E, no entanto», o tema do número 15 (Abordagens plurais e multimodais) era bem atual...
https://www.wook.pt/livro/intercompreensao-revista-de-didactica-das-linguas/9857607
Ou... a leitura do último número Literacias académicas multimodais parece justificar-se quando se constata a dificuldade de escrita e apresentação oral de trabalhos académicos!
http://edicoescosmos.pt/index.php?route=product/product&product_id=163~
Mas permitam que faça uma pergunta provocadora? Onde está o nome de Maria Emília Ricardo Marques (e de outros autores portugueses de referência) em programas de formação de professores ou de UC (disponíveis na Internet)? O de Galisson, de Porcher...? Perguntem a professores se conhecem estes nomes? Ou até... se alguma vez ouviram falar do PNEP (2006-2009)?
Não é uma queixa pessoal, dado que, felizmente, ainda falo e escrevo... E é porque sempre falei que utilizo o blogue (e o Facebook também) como meio para chegar a ex-alunos e colegas de todo o mundo. Vantagens das tecnologias na educação, campo em Maria Emília Ricardo Marques foi pioneira!
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