quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Portugal e Grécia... Nas «Farpas» de Eça de Queirós!

Temos ministros como o Conde de Abranhos e

«Nós estamos num estado comparável à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesmo abaixamento dos caracteres, mesma ladroagem pública, mesma agiotagem, mesma decadência de espírito, mesma administração grotesca de desleixo e de confusão. Nos livros estrangeiros, nas revistas, quando se quer falar de um país católico e que pela sua decadência progressiva poderá vir a ser riscado do mapa – citam-se a par a Grécia e Portugal. Somente nós não temos como a Grécia uma história gloriosa, a honra de ter criado uma religião, uma literatura de modelo universal e o museu humano da beleza da arte.

Eça de Queirós, in 'Farpas (1872)'



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Réalité augmentée et éducation

Je cherche des implications... Pour le moment je propose l'exploitation pédagogique de la vidéo.

Notions: localisation dans l'espace, prescription...

Thématiques; technologies, Paris, invitations, repas...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

De Cap Breton à Soustons...

une semaine de vacances... plages de sable à perte de vue. Queslques unes avec très peu de monde (Les Casernes, Les Estagnots)! Un appartement à côté du Lac de Soustons, promenades, circuits bicyclette, sardinades, repas champêtres, bals musette...
L'eau de la mer moins chaude que d'habitude: 21, 22 degrés. 
Du soleil, des nuages, la pluie... Un livre ...Vacances tranquilles!  

A educação digital: ponto da situação

Esta infografia mostra a importância da Educação Digital
The State of Digital Education



Created by Knewton and Column Five Media



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Emprego e redes sociais. Para os meus ex-alunos ...

As formas de recrutamento estão a mudar. Com a quantidade de CV iguais que as empresas recebem... ficam amontoados numa prateleira, quando não vão directamente para  o lixo! Ser diferente é o grande desafio! Ainda ontem, uma jovem enfermeira me dizia que tinha enviado o CV para vários hospitais... tinha-se esquecido de colocar  conferências, seminários, estágios... que faziam parte do Curso e como tal estavam implícitos. E estava a mandar o mesmo CV para todo o lado! Por muito jovens que sejam os candidatos têm de mostrar que  desenvolveram uma competência, têm um saber, uma experiência diferente da dos outros candidatos.
Durante o período de Erasmus, estiveram trancadinhos em casa ou  assistiram a conferências, fizeram estágios numa determinada área... fizeram visitas, desempenharam cargos associativos, aprenderam outra língua, desenvolveram competências parciais em outras línguas estrangeiras (intercompreensão)?

E que escrevem nas redes sociais (conteúdos abertos)? As festas a que vão,  comentários factuais bem ou mal escritos? Atenção,  antes de eventual entrevista,  esses comentários vão ser vistos!


E depois há o recrutamento Facebook! AOptimus  «recruta o seguidor mais criativo no Facebook» (Expresso de 6 de Agosto). E os meus ex- alunos não são criativos? (Plataforma Eureka). Cuidado com a maneira como escrevem! Peçam a um colega para ler os vossos contributos antes do envio! 

A Alemanha está a recrutar técnicos (não só enfermeiros e engenheiros).

Bem, também há a técnica de Mattew Epstein!

domingo, 7 de agosto de 2011

Homenagem a Clara Ferrão

Aos colegas que foram meus alunos...


É mesmo assim, estou a publicitar a minha homenagem. Nunca fui modesta, sempre fui exigente comigo e gosto de ver o meu trabalho reconhecido!
E um blogue é, por natureza, um meio narcisista. Mas também de aprendizagem e de partilha. E gosto de partilhar também o que de bom me acontece!  

A Associação de Estudos Franceses, a Universidade do Algarve, a ESE do Algarve e a Embaixada de França resolveram prestar-me homenagem pelo meu trabalho, no domínio da Língua-Cultura Francesa. Colegas de outras línguas e de outras áreas resolveram associar-se e, nos dias 26 (Dia Europeu das Línguas) e 27 de Setembro, vai decorrer um Colóquio de homenagem à vossa professora.

E, se por um lado, fico muito satisfeita com esta iniciativa das instituições e colegas, por outro, como professora, sempre pensei nos meus alunos. Foi para eles que eu estudei. Por isso, não podia deixar de lhes comunicar este evento. Sei que estão de férias, mas sei que para quem quiser, e sobretudo para quem puder, ir é preciso pedir autorizações com tempo, daí esta comunicação hoje. Mas quem não puder ir... pode pensar em mim e, até, escrever aqui... ou... formei alunos criativos da geração WEB 2.0, ou não?!

Quem não puder ir ao Algarve e me quiser ver em Lisboa, vou fazer a abertura do Congresso da Associação de Professores de Francês, no Instituto Franco Português, Av. Luís Bivar , em Lisboa, a 30 de Setembro.

Pensarei em todos com muito carinho, desejando a todos a mesma felicidade por ser professora ou outra profissão. Espero que consigam o mesmo grau de satisfação profissional quando chegarem a esta fase da vossa carreira. Como quem segue a Universidade de Pasárgada se deu conta, continuo a estudar e a trabalhar, mas, agora, escolhendo o que gosto.Não dei este título ao blogue por acaso! Leiam o poema é muito bonito!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Virturéalité

Je m'intéresse aux effets de la virturéalité (j'aime bien les palimpsestes - influence de Robert Galisson -  et les néologismes) et je viens de trouver cette vidéo avec une présentation faite par le sociologue bernard Cathelat.

Virturealite por Benjaminnetexploratrend

Realidade aumentada e virtu-realidade

Em 2010,  analisei com os meus  alunos de ECM o impacto da realidade aumentada na educação- não  teria podido ser antes. Agora, começam a ver-se efeitos, sobretudo na georeferenciação em cidades como Londres ou Paris.
Aqui está um exemplo no  ensino da leitura, não sei se é muito inovador pedagogicamente,  mas que os meninos se divertem  parece, pelo menos, enquanto é novidade!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Creta e Santorini... como é que a Grécia pode respeitar regras europeias...?

Estou a chegar de Creta... Férias magníficas! Com  deslocação a Santorini. Tirando a greve dos taxistas  que nos obrigou a transportar malas durante mais de meia hora até aos autocarros, não poderiam ter corrido melhor! Já era a 2ª vez em Creta.  Na zona de Agios Nicholaus, no Golfo de Mirabello. Um local paradisíaco, com pequenas praias com  mar transparente.  Há horas em que  plásticos invadem as praias: Há que fazer alguma coisa. Os responsáveis pelas praias municipais pescam os plásticos, mas é importante  reconverter barcos com essa tarefa. 
Não houve nenhum João Jardim  em Creta. Não há auto-estradas nem túneis... viadutos...  mesmo na que  se denomina «auto-estrada»,  encosta-se na via de segurança quando alguém faz sinal de ultrapassagem   e passa-se o traço contínuo para ultrapassar. ..Toda a gente faz isto de modo simpático. Aliás toda a gente faz tudo de modo simpático , satisfeito... os empregados de hotel, os empregados de restaurantes... não há meninas e meninos mal humorados ou contrariados...  pelo que, se interrogados sobre a crise... respondem com um sorriso. E tudo é barato para nós!

Cnossos ou  Festos...  colunas numa das praias desertas de Elounda!!!... ou  Gournia! 
Cidades... Agia Nicholaus e Chania... desta vez não deu para ir a Rethymno ou  Festos ou Agia Galinea. A presença  da influência de Veneza  em Creta  é visível talvez mais em Rethymno...mas a ilha é muito comprida e não há estradas. «Sigá, sigá» é o lema...lentamente, lentamente, com prazer!

Com tantas ilhas (2000), nem todas  habitadas, mas com ferries, voos, serviços...como é possível respeitar «pacotes»! Mas que é um prazer não cumprir um dever...

E depois Santorini...  cidades no cimo do monte, as igrejas ortodoxas, as casas, os burros... um café  gelado ou um sumo em frente à cratera submersa do vulcão... que beleza, mas  ao mesmo tempo  sentimento transitório da vida! 


       

  

Homenagem a Santana Castilho

Não me despedi do Professor e amigo, porque, há uns tempos, deixei de ler os seus artigos e a Covid impede-me de estar hoje com ele. Mas, vo...