O início da preparação desta conferência intitulada « Não podemos não comunicar», axioma da lógica de P. Watzalawick, pode ser lido aqui
http://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/02/encontro-apedi-2018-associacao-de.html
O resumo proposto há alguns meses é um bocadinho ambicioso.
Poderia começar a conferência enumerando as ciências que enquanto didata das línguas-culturas fui interrogando ao longo da minha vida profissional (literatura, linguística, pragmática, etnociências e agora as neurociências ou mesmo as NBIC- o acrónimo corresponde a nanotecnologia,biotecnologias,informática e ciências da cognição). Ou as tecnologias que utilizei nas aulas: MAV, Multimédia, TIC e as NBIC. NBIC também surge como designação que substitui as TIC/ TICE...
Mas decidi que vou começar pela reflexão a propósito da forma de saudação com que fui recebida, recentemente, em consultório de hospital, por acaso privado: «Atão qu'é que bocê tem?»
Começo, assim pelas questões de cortesia que são marcadas pelas culturas.
E por uma reflexão sobre o modo como o não verbal comunica a empatia ou a falta de convergência interativa e não só com duas fotos provocadoras.
Passando às questões da formação de professores...
Le métier de l'enseignant (de langues) est réalisé par un acteur social qui possède et développe des compétences générales individuelles, et notamment une compétence à communiquer et une compétence technique qu'il met en œuvre à travers divers types d'activités d'enseignement en mobilisant les stratégies qui lui paraissent convenir à l'accomplissement de tâches à effectuer ou aux rôles à jouer. Cette mise en œuvre contextualisée des compétences individuelles ne cesse de le modifier en retour ». CECR
http://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/02/encontro-apedi-2018-associacao-de.html
O resumo proposto há alguns meses é um bocadinho ambicioso.
Poderia começar a conferência enumerando as ciências que enquanto didata das línguas-culturas fui interrogando ao longo da minha vida profissional (literatura, linguística, pragmática, etnociências e agora as neurociências ou mesmo as NBIC- o acrónimo corresponde a nanotecnologia,biotecnologias,informática e ciências da cognição). Ou as tecnologias que utilizei nas aulas: MAV, Multimédia, TIC e as NBIC. NBIC também surge como designação que substitui as TIC/ TICE...
Mas decidi que vou começar pela reflexão a propósito da forma de saudação com que fui recebida, recentemente, em consultório de hospital, por acaso privado: «Atão qu'é que bocê tem?»
Começo, assim pelas questões de cortesia que são marcadas pelas culturas.
E por uma reflexão sobre o modo como o não verbal comunica a empatia ou a falta de convergência interativa e não só com duas fotos provocadoras.
Passando às questões da formação de professores...
Le métier de l'enseignant (de langues) est réalisé par un acteur social qui possède et développe des compétences générales individuelles, et notamment une compétence à communiquer et une compétence technique qu'il met en œuvre à travers divers types d'activités d'enseignement en mobilisant les stratégies qui lui paraissent convenir à l'accomplissement de tâches à effectuer ou aux rôles à jouer. Cette mise en œuvre contextualisée des compétences individuelles ne cesse de le modifier en retour ». CECR
A competência profissional de um professor inclui a comunicação que eu qualifico de multimodal e, com base no enquadramento teórico convocado, proponho atividades e estratégias multimodais.
Desenvolvo a seguir:
Espaço:
Proxémica
-
estudo da percepção e uso do espaço pelo
homem (Hall, in Winkin:
1991).
Espaços e distâncias (immediacy)
Tempo
Culturas monócronas e polícronas, contração do
tempo, multitasking
Quinésica
Configurações
de comportamentos
Imagem
e tecnologias
Com algumas considerações:
O tempo e o espaço condicionam a comunicação
O
corpo fala e pensa (alinhamento
neuronal, neurónios espelho)
Fenómenos
bioquímicos condicionam empatia
Antecipação, verbalização,
memorização
Cortesia
Empatia,
convergência interativa, escuta, eco, immediacy
Destas considerações resulta a definição e caracterização da comunicação multimodal através de metáfora icónica e de palimpsestos icónicos que explicitarei.
E por último... questões:
Onde estão as competências multimodais no Perfil do Aluno e no Currículo do ensino básico e do ensino secundário? De que forma podem ser perspetivadas?
Será que atividades das didáticas não convencionais como a sugestopedia encontram, hoje, justificações nas neurociências:
Onde estão as competências multimodais no Perfil do Aluno e no Currículo do ensino básico e do ensino secundário? De que forma podem ser perspetivadas?
Será que atividades das didáticas não convencionais como a sugestopedia encontram, hoje, justificações nas neurociências:
A relação que se traduz em empatia é essencial numa aula? O espaço agradável favorece a aprendizagem?
A atitude do professor desencadeia a vontade de participar dos alunos (neurónios espelho)?
Aprendemos mais com situações positivas?
A produção verbal aumenta com sugestões positivas introduzidas por temáticas positivas?
A memorização aumenta com sugestões positivas?
A memorização aumenta com deslocações e movimento?
A memorização do vocabulário aumenta se simultaneamente se realizarem atividades artísticas?
A narratividade no discurso introduz mais atenção e memorização?
A música interfere com os ritmos biológicos, podendo favorecer a aprendizagem?
.....
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