ESEC – 30 anos de Ensino de línguas/Formação de professores de línguas: 1986/1987 – 2016/2017
Episódio 1
Primeira nota preliminar: Não vou disponibilizar apresentação on line, não vou apresentar nem slide com plano, nem com objetivos, enquadramento teórico, metodologia, resultados ou conclusões. Não digo que investigadores e estudantes não o devam fazer mas... com a minha idade, tenho legitimidade para inovar...
Também não vou ser eu a passar os diapositivos, não que não o saiba fazer e que não o tenha feito, desde o formato tradicional ao formato Power Point ou mesmo Prezzi... por exemplo, nas minhas aulas. Mas tenho justificações que ... só estarão no episódio de fecho desta conferência.
Segunda nota preliminar: já que o título remete para a história e para o tempo e o espaço ( 30 anos de Ensino das Línguas, na ESEC), vou adotar o formato narrativo. Já o fazia nas minhas aulas, em 1986 ou mesmo desde 1973. Até sou co-autora de uma gramática intitulada . «Era uma vez... uma gramática em histórias»...
Mas, agora, faço-o com justificações nas ciências cognitivas e neurociências, justificações que surgirão ao longo da minha história...
Quem quiser descobrir os motivos destas opções, poderá descobri-los na bibliografia que fui construindo, na fase de preparação, e que consta de post anteriores.
Sem comentários:
Enviar um comentário