quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Multimodalidade: Conferência «Abordagens acionais e multimodais», Faculdade de Letras da U do Porto, 21 de outubro 2013

Pois é... a conferência sobre multimodalidade começou hoje...

Já dei várias tentativas de definição de «multimodalidade».
Aqui fica outra.

Vou  definir multimodalidade como «'mestiçagem' de modos que é condicionada pela 'mestissagem de culturas' (Michel Serres), de maneiras de apreender o Mundo e comunicá-las. A modalidade gera, por outro lado, novos modos de apreender o Mundo, de construir conhecimento, de comunicar e aprender.

Sendo uma conferência sobre multimodalidade, tive de fazer escolhas. Este é o ponto de partida da multimodalidade.

Mudei de dispositivo comunicativo, não vai ser uma conferência, vai ser uma aula, implicando co-construção em ação.

Assim, não vou desvendar tudo (regra do segredo nos discursos mediáticos), mas começo por dizer que reduzi o número de diapositivos. Por exemplo... não haverá «menu» da conferência  com alíneas, asteriscos  ou outras «macacas» (como costumava comentar com os meus alunos). Mas não será só a nuvem...




As marcas de estruturação, de coesão da aula serão verbalizadas (com as marcas do meu idioleto gestual e proxémico (no espaço). Há justificações em post anteriores. Também não há separadores...


Os exemplos icónicos serão apresentados nos dispositivos,  por exemplo, todos os que dizem respeito  à evolução metodológica.









As referências ao presente e eventuais previsões passam por  hiperligações com saída para a Internet. (Deslocalização da comunicação e da aula).
A bibliografia, como vem sendo hábito, está aqui, no blogue. Se os estudantes  tirassem apontamentos, perdiam-se os traços e pontos e ...
Algumas atividades práticas estão no blogue auladeportuguês... , como pintar caras à maneira de Picasso no quadro interativo multimédia...
Outras serão feitas a partir de aplicações do meu tablet (as fronteiras entre o off line e on line esbatem.se na virturealidade).
As sínteses serão feitas no quadro preto... sim nesse mesmo... que é ótimo  para  a co-construção dos conhecimentos e partilha dos mesmos. E o gesto da mão a escrever  ajuda a pensar, a verbalizar e ...  os alunos terão de antecipar sentidos e tirar apontamentos (e mais rapidamente do que no white board!).

E claro não disponibilizo, não partilho apresentações... Dar «instrumentos de preguiça» (em formato pen ou por email ou na nuvem)  descontextualizados, não...




  

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