Como referi na conferência, o facto de ter falado sobre multimodalidade implica a continuação no tempo, em outro dispositivo : o blogue. A conferência foi propositadamente polícrona: falei de muitos assuntos em pouco tempo.
Aqui está a continuação, não só para os estudantes atentos e colaborativos de Braga, mas para todos os "leitores" que me têm acompanhado na discussão sobre este assunto.
Hoje, ainda, vou ser mais trapalhona neste post escrito, pela primeira vez, no IPad. Poderão perguntar-me: por que não nos deu ou publicou a apresentação?
A resposta está no tratamento do assunto na aula, mas, se falei de multimodalidade, apesar do pp ser por natureza um dispositivo multimodal, integrou-se num outro dispositivo multimodal mais amplo. O meu Eu não está na apresentação em interação com os vossos Eu. Logo só o posso passar ( ou os vossos professores) num contexto em que a dimensão relacional esteja presente e não a distância.
A comunicação tinha quatro partes. Na primeira, justifiquei o interesse deste tema num contexto de aula de mestrado, para um professor de línguas que forma alunos que têm de desenvolver uma literacia em sentido amplo para encontrar emprego. Numa segunda parte, intitulada " pode orientar a minha monografia sobre literacia? " , explicitei o conceito de competência comunicativa. Na terceira parte, defini e explicitei o conceito de multimodalidade. Na última, dei um exemplo de ação de formação centrada sobre as tecnologias integradas em dispositivos de comunicação multimodal: problemas de algumas práticas e boas práticas.
4- Contar histórias e as tecnologias
O desenvolvimento e a bibliografia encontram-se em outros posts, nomeadamente nos da anterior conferência na Universidade de Aveiro, sobre multimodalidade também.
Gostei muito de «encenar» esta aula aberta, recorrendo à exemplificação, à narrativização, à revelação, à esquematização. Face ao desafio de competir com o desafio de futebol Portugal- Rússia, procurei servir-me das regras dos media, para envolver o meu público. Gostei muito das vossas reações- Obrigada!
Aqui está a continuação, não só para os estudantes atentos e colaborativos de Braga, mas para todos os "leitores" que me têm acompanhado na discussão sobre este assunto.
Hoje, ainda, vou ser mais trapalhona neste post escrito, pela primeira vez, no IPad. Poderão perguntar-me: por que não nos deu ou publicou a apresentação?
A resposta está no tratamento do assunto na aula, mas, se falei de multimodalidade, apesar do pp ser por natureza um dispositivo multimodal, integrou-se num outro dispositivo multimodal mais amplo. O meu Eu não está na apresentação em interação com os vossos Eu. Logo só o posso passar ( ou os vossos professores) num contexto em que a dimensão relacional esteja presente e não a distância.
A comunicação tinha quatro partes. Na primeira, justifiquei o interesse deste tema num contexto de aula de mestrado, para um professor de línguas que forma alunos que têm de desenvolver uma literacia em sentido amplo para encontrar emprego. Numa segunda parte, intitulada " pode orientar a minha monografia sobre literacia? " , explicitei o conceito de competência comunicativa. Na terceira parte, defini e explicitei o conceito de multimodalidade. Na última, dei um exemplo de ação de formação centrada sobre as tecnologias integradas em dispositivos de comunicação multimodal: problemas de algumas práticas e boas práticas.
Pontos de partida para discussão :
1 Miguel Gonçalves em TED x, em Braga, tinha de ser!
2- história de uma aluna de outra instituição que " quis " impor-me a orientação da sua monografia, tratando-me por você, sem me conhecer de lado nenhum, sem ter lido nada, ao domingo... sem saber nada sobre o tema... (componentes socioculturais, linguísticas, discursivas, referencias)
3- episódio da série Yes Minister sobre discurso televisivo.
Toda a comunicação é multimodal
Que categorias se podem distinguir para analisar a comunicação multimodal? Há respostas em outros posts.
Que categorias se podem distinguir para analisar a comunicação multimodal? Há respostas em outros posts.
O desenvolvimento e a bibliografia encontram-se em outros posts, nomeadamente nos da anterior conferência na Universidade de Aveiro, sobre multimodalidade também.
Gostei muito de «encenar» esta aula aberta, recorrendo à exemplificação, à narrativização, à revelação, à esquematização. Face ao desafio de competir com o desafio de futebol Portugal- Rússia, procurei servir-me das regras dos media, para envolver o meu público. Gostei muito das vossas reações- Obrigada!
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