segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

«Verão» nas Canárias

Enquanto espero pelo presente (s) (mais um) do Senhor Ministro das Finanças estive a passar um mês nas Canárias. Bem nas Canárias também ouvia notícias do Senhor Bárcenas, da Ministra da Saúde, do Duque de Palma , do sr. Rajoy... enfim! Mas, por motivos de saúde, o melhor é ... olhar para o mar!

As Canárias têm um tempo magnífico, no inverno, para turistas. Na zona de Mogan, sul de Grã-Canária, chove um ou dois dias por ano. Choveu em dezembro! Por isso, o norte da Europa desloca-se para lá: noruegueses, finlandeses, suecos, dinamarqueses... Alguns italianos, espanhóis nos serviços e ...não ouvi falar português, a não ser no hotel onde o rececionista (é mesmo assim que se escreve?) se esforçava imenso - tanto como eu para falar espanhol - para falar português.  A intercompreensão é sobretudo um valor, uma atitude entre pessoas que gostam de outras pessoas!

Grã-Canária é uma terra de contrastes: sol a sul, chuva ( neve - o ano passado havia!) no centro e norte. Praias de areia natural escura com água transparente e praias de areia branca importada do Caribe, Sara... Precipícios enormes sobre o mar, montes verdejantes no norte, barrancos castanhos no sul! Desfiladeiros verdes com grutas pré-hispânicas! Indispensável conduzir muito bem e gostar de curvas! Paisagens desertas e atentados urbanísticos!

Mar calmo em Amadores, sem vento, mar agitado na costa oeste!

Passeios nos barrancos, de barco entre Arguineguim e Mogan, nas aldeias e pequenas cidades (Agümes, Telde, Teror, Agaete...). Descoberta  de Las Palmas- La Vegueta bairro típico, com a Catedral, a casa de Cristóvão Colombo (mais uma!), as ruas com prédios recuperados (muitos necessitariam do mesmo tratamento dado a Salamanca!), movimento, animação, lojas...comidas!

Evitar Playa del Inglês! Não há contrastes...    


Não há necessidade de pagar aquecimento, comprar roupa de inverno e... apesar da viagem por Madrid, as ilhas estão aqui ao lado. Não se confundem com os Açores, com a Madeira ou umas com as outras. Cada ilha é diferente.  E depois...comecei a trabalhar no primeiro ano da faculdade! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...