Nesta comunicação (Arganil, dia 27 de fevereiro) vou abordar os seguintes tópicos:
Neste blogue há vários post sobre os primeiros tópicos. Nesta comunicação, irei abordar a perspetiva das línguas no currículo , na linha do que referi no post sobre ebook.
- Fronteiras culturais entre os países (intercompreensão, competência plurilingue)
- Fronteiras multiculturais no interior das escolas (intercompreensão, competência pluricultural)
- Fronteiras disciplinares: as línguas nas outras matérias
- Fronteiras tecnológicas
- } Espaço escolar, espaços virtuais
- } Tempo: policronia e multitasking
Vou centrar-me, desta vez, nas fronteiras disciplinares e tecnológicas, abrindo fronteiras tecnológicas para esbater fronteiras disciplinares.
Neste blogue há vários post sobre os primeiros tópicos. Nesta comunicação, irei abordar a perspetiva das línguas no currículo , na linha do que referi no post sobre ebook.
Bibliografia
BÉacco, J.-C., Coste, D., van de Ven, P.-H., Vollmer,
H. (2009) Langue(s) des autres
disciplines (2009) www.coe.int/t/.../LangInOtherSubjects_fr.doc)
BÉacco, J.-C., Coste, D., van de Ven, P.-H., Vollmer,
H. (2010). Langue et matières scolaires – Dimensions linguistiques
de la construction des connaissances dans les curriculums. Strasbourg : Conseil de l’Europe, Division des Politiques
linguistiques.(http://www.coe.int/T/DG4/Linguistic/Default_fr.asp).
BÉacco, J.-C., Coste,
Byram, M., FLEMING, M. (Eds.) (2010). Platform
of resources and references for plurilingual and intercultural education.
Language Policy Division
Comissão Europeia (2012) Repensar a educação. Investir nas competências para melhorar resultados socioeconómicos. COM (2012) 669.
http://ec.europa.eu/education/news/rethinking/com669_pt.pdf
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de referências para as
Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições ASA.
FERRÃO TAVARES, C.
(2007). Didáctica do Português : Língua materna e não materna.
Porto: Porto Editora.
FERRÃO TAVARES, C.(2011).
Abordagem acional e competência comunicativa multimodal: estaleiro de
apresentações de trabalhos académicos. Intercompreensão
16. Santarém: IPS/Ed. Cosmos. Pp. 85-119.
FERRÃO
TAVARES, C., & BARBEIRO, L
(2011). As implicações das TIC no
ensino da Língua. Lisboa: Ministério da Educação, DGIDC.
FERRÃO
TAVARES, C. (2011). Pensamento coletivo”,
no PNEP, sobre implicações das TIC na aula de língua. Leitura e escrita de textos
multimodais. In Pereira,
L. A., & Cardoso, I. (Eds.). (2012). Reflexão
sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN:
978-972-789-358-4.
Alguns endereços a consultar para a realização de trabalhos práticos :
http://www.google.pt/webhp?source=search_app#hl=pt-PT&gs_rn=2&gs_ri=serp&pq=information%20gap%20handout&cp=27&gs_id=1l&xhr=t&q=information+gap+activities++handout&es_nrs=true&pf=p&tbo=d&sclient=psy-ab&oq=information+gap+activities++handout&gs_l=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=a84adec896cd1eb5&biw=1366&bih=630
Sem comentários:
Enviar um comentário