Uma conferência de encerramento de colóquio é sempre pouco previsível. Depende do que a autora for ouvindo, mas... implica sempre preparação e resumo.
No blogue, o resumo ganha alguma interatividade.
Um olhar sobre a Didática
das Línguas-Culturas : do passado ao futuro
Se fosse pessimista poderia intitular esta conferência «S.O.S.
... Didactique des langues étrangères en danger... intendance ne suit plus». Retomava , assim, título de artigo de Robert Galisson de 1977.
Nessa altura, Robert Galisson, servia-se, de maneira provocadora, de fórmula em linguagem militar de De Gaulle para sublinhar o risco que corria a Didática
das Línguas se, ao tentar uma legitimação epistemológica, perdesse a dimensão intervenção, afastando-se dos professores. Hoje, teria de
utilizar o termo «intendance» num sentido muito mais amplo.
Poderia , ainda, começar pelas perguntas seguintes: no final deste
ano, haverá 50 candidatos à docência nos ensinos básico e secundário em línguas? Haverá 5
candidatos à docência em francês?
Como sou optimista, vou enunciar alguns paradoxos do presente,
nomeadamente alguns anacronismos de materiais e práticas pedagógicas, porque…
É preciso não esquecer o que se aprendeu no passado. A Didática das Línguas- Culturas comemorou 40 anos em 2017 (ou mesmo 100 anos, em 2007). Durante esses anos, sustentou a formação inicial e contínua de alguns milhares de professores e contribuiu
para que muitos portugueses aprendessem línguas. Impõe-se, por isso, um
regresso ao passado para tentar compreender o presente e preparar o futuro.
Procurarei definir e caracterizar a DL-C, nas suas vertentes
de contextualização, problematização, conceptualização, intervenção na linha de
Adolfo Coelho, Robert Galisson, Isabel Alarcão e dos estudos que desenvolvi
durante as mais de três décadas em que fiz parte da «intendência».
Para perspetivar o futuro, vou declinar a matriz de situação
educativa proposta por Robert Galisson, tendo em conta transformações que a sociedade
tem vindo a conhecer nas utilizações que
faz do espaço e do tempo, sob o efeito, muitas vezes das tecnologias. Procurarei
mostrar implicações didáticas dessas transformações no perfil dos professores e
dos alunos, com base em alguns estudos em neurociências que a didática tem de
convocar para compreender a situação educativa. Deter-me-ei também na dimensão
do objeto da didática: a língua ou o plurilinguismo como objetivo ou como meio para a educação.
Palavras-chave:
Didática das Línguas-Culturas, formação
de professores, contextualização, problematização, conceptualização,
intervenção, espaço, tempo, comunicação
multimodal, plurilinguismo.
Algumas referências:
Capucho, F. De la didactologie des langues et des
cultures à l’intercompréhension.Synergies Portugal 1
Cortès, J. (2016). Avec Robert Galisson,
remonter le cours du temps. Synergies Portugal 4
Ferrão Tavares, C. Cortès, J. (coord) (2016) Avec Robert
Galisson, réhabiliter la Culture
comme discipline universitaire à part entière. Synergies Portugal 4 https://gerflint.fr/Base/Portugal4/numero_complet.pdf
Galisson, R. (2002).
« Didactologie : de l'éducation aux langues-cultures à l'éducation
par les langues-cultures ». Ela. Études de linguistique appliquée, no 128,(4),
497-510.
https://www.cairn.info/revue-ela-2002-4-page-497.html
https://books.google.fr/books?id=xX5SDwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=fr&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Martinez, P. (2018) Un regard sur l'enseignement des langues: Des sciences du langage aux NBIC
EAC, Parishttps://books.google.fr/books?id=xX5SDwAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=fr&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Salema, MJ (2013) La genèse de la didactique scolaire
du français au Portugal. Synergies Portugal 1
Silva, J. (2013) Intercompreensão : vingt-deux ans après, parcours
d’une revue de didactologie des langues-cultures
au Portugal… ouverte au monde. Synergies Portugal 1
da Silva, J. & Ferrão Tavares, C. (2007). Du champ sémantico-didactologique du concept culture. Ela. Études de linguistique appliquée, 146,(2), 241-252. https://www.cairn.info/revue-ela-2007-2-page-241.htm.
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