A Associação de Professores para a Educação Intercultural vai realizar, em 27 e 28 de abril, o seu Encontro 2018 que tem como título "Sentidos Interculturais - Palavra, Imagem, Corpo".
Este é o resumo da conferência de abertura:
«Não
podemos não comunicar»
Para desenvolvimento de conteúdos ver também
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/04/apedi-2018-conferencia-sobre.html
Para desenvolvimento de conteúdos ver também
https://universidadedepasargada.blogspot.pt/2018/04/apedi-2018-conferencia-sobre.html
Devo
o título desta comunicação a Paul Watzlawick
que, nos anos 60 do século XX,
definia, deste modo, o primeiro axioma
da sua lógica da comunicação.
Hoje são as neurociências e a bioquímica que, recorrendo a outros tipos
de metodologias, nomeadamente através de Tomografia
por Emissão de Positrões, vêm
confirmar esta afirmação, demonstrando o carácter multimodal da comunicação.
Procurarei mostrar implicações destas investigações em
Educação, nomeadamente na formação de professores e na gestão da aula,
caracterizando a comunicação multimodal como um processo cognitivo, relacional, empático que
engloba um conjunto de modos em interação, implicando o corpo (corporização da
verbalização e do pensamento) e que se traduz na ação dos envolvidos na
situação de comunicação (espaço e tempo).
Colocarei em evidência interações entre o corpo e os dispositivos tecnológicos em
articulação com meios icónicos e linguísticos, em tempos
e espaços reais e virtuais. Com
base numa metáfora visual (ver imagem) e apoiando-me
em exemplos extraídos de comunicações profissionais apresentadas em
dispositivos públicos (como as conferências TED) e extratos de aula disponíveis
na Internet, distinguirei alguns elementos de coerência dos discursos
multimodais, nomeadamente, metáforas e palimpsestos verbais e icónicos, marcas
verbais e não verbais de operações cognitivas e discursivas comuns aos
discursos das diferentes disciplinas escolares (definir, comparar, parafrasear,
resumir, argumentar…).
Mostrarei
a importância desta conceção da comunicação na organização de espaços de «flexibilidade
curricular», nomeadamente, na gestão de
projectos interdisciplinares.
«Não podemos não comunicar» é o título deste trabalho de Antígona que ilustra temática da conferência.
Sem comentários:
Enviar um comentário