quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

“30 anos dedicados à Profissionalização de Professores de Línguas”.


Vai realizar-se um Colóquio  sobre 30 anos dedicados à profissionalização de professores de línguas, na  Faculdade de Letras, na  Universidade de Lisboa, dias 12 e 13 de abril.
Pediram-me para fazer o discurso de encerramento e para falar do futuro da Didática das línguas-culturas.
Será que a Didática tem futuro? Terá presente? Tem,  certamente, porque os cursos de professores têm de ter uma componente de didática. Mas será que todos estamos a falar da mesma didática?
Para ir pensando...




Cientes, pois, das novas exigências com que educadores e formadores se deparam no processo de ensino-aprendizagem de línguas não maternas, que consequências trarão estes avanços tecnológicos no desempenho de papéis de cada ator educativo?

Os objetivos do Encontro são:
  • Celebrar os 30 anos de formação de Professores na FLUL;
  • Desenvolver o estado da arte da didática das Línguas Não Maternas numa perspetiva diacrónica e sincrónica;
  • Refletir sobre o ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras;
  • Valorizar a importância do papel dos professores cooperantes;
  • E promover o contacto e partilha de práticas de professores e formadores em LE/L2.
Os eixos temáticos dos trabalhos são:
  • Ensino-aprendizagem das Línguas Não Maternas – Geral e para Fins Específicos
  • Ensino-aprendizagem das Línguas Não Maternas e Desafios tecnológicos
  • Formação de Professores de Línguas Não Maternas
  • Produção e avaliação de recursos técnico-pedagógicos»

http://didlang2018.letras.ulisboa.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...