quarta-feira, 2 de maio de 2012

APEF- Colóquio Internacional Línguas Estrangeiras

Como se pode ler na apresentação deste Colóquio: «Reformas educativas e políticas linguísticas para o ensino das línguas estrangeiras: do século XIX ao século XXI Colóquio internacional APHELLE, APEF Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 20-21 de setembro 2012 Num mundo cada vez mais dominado por questões de ordem económica, a tentação de reduzir gastos relacionados com a educação e a cultura dos cidadãos parece ser para alguns a solução para todos os problemas com os quais as sociedades atuais se confrontam. Por toda a parte se assiste a uma pretensa racionalização dos meios que mais não é que uma estratégia seguida por alguns para impor à maioria uma visão tecnicista e economicista da sociedade. Um mundo pós-babel onde todos falariam a mesma língua (economicamente dominante em determinado período) mas no qual ninguém se entenderia por ver negada a sua diversidade cultural e linguística. O colóquio que a APHELLE (Associação Portuguesa para a História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras) e a APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses) pretendem levar a cabo, em colaboração com a FLUL, será um momento de reflexão sobre o contributo histórico que a investigação em torno da aprendizagem das línguas no passado, nos diferentes níveis de ensino, pode trazer para o debate atual e polémico sobre as mudanças de perspetiva e de paradigma no campo do ensino das línguas estrangeiras. Convidamos, por isso, todos os especialistas e estudiosos da área da História da Educação e do Ensino das Línguas Estrangeiras, assim como da área da Didática das diferentes línguas, a enviar, até 15 de julho, uma proposta de comunicação (resumo de aproximadamente 300 palavras, acompanhado de um breve CV), mediante escolha a efetuar nos seguintes eixos temáticos: 1. Visões históricas do ensino das línguas estrangeiras do século XIX ao século XX: 2. 1.1. Reformas de ensino das línguas vivas (do ensino liceal ao ensino superior) 1.2. Lugar do ensino das línguas e suas representações educativas 1.3. Políticas educativas e sua implementação no ensino oficial e particular 1.4. Figuras tutelares do ensino das línguas e das literaturas estrangeiras 3. Perspetivas futuras de desenvolvimento nas escolas e nas universidades: 2.1. Que política(s) linguística(s) para o século XXI em Portugal e na Europa nos diferentes níveis de ensino? 2.2. Reformas de ensino atuais e suas implicações sobre o ensino das línguas (do 1º ciclo ao ensino superior) 2.3. Orientações europeias e aprendizagem de uma segunda língua estrangeira 2.4. Multilinguismo e ensino: exemplos de boas práticas As línguas de comunicação serão: português, inglês, francês e espanhol. O envio das propostas de colaboração deverá ser efetuado para o seguinte endereço eletrónico: aphelleapef2012@gmail.com ou para anaclaravsantos@gmail.com »

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