Blogue de professora de didáctica das línguas, de análise do discurso dos média, de comunicação, de mediaculturas... com «aulas virtureais»... e alguns desabafos.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
BANGKOK... contrastes
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Também fui vossa «cantora» no espetáculo...
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Eduardo Lourenço em Tomar
quarta-feira, 2 de maio de 2012
APEF- Colóquio Internacional Línguas Estrangeiras
Como se pode ler na apresentação deste Colóquio:
«Reformas educativas e políticas linguísticas para o ensino das línguas estrangeiras: do século XIX ao século XXI
Colóquio internacional APHELLE, APEF
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 20-21 de setembro 2012
Num mundo cada vez mais dominado por questões de ordem económica, a tentação de reduzir gastos relacionados com a educação e a cultura dos cidadãos parece ser para alguns a solução para todos os problemas com os quais as sociedades atuais se confrontam. Por toda a parte se assiste a uma pretensa racionalização dos meios que mais não é que uma estratégia seguida por alguns para impor à maioria uma visão tecnicista e economicista da sociedade. Um mundo pós-babel onde todos falariam a mesma língua (economicamente dominante em determinado período) mas no qual ninguém se entenderia por ver negada a sua diversidade cultural e linguística.
O colóquio que a APHELLE (Associação Portuguesa para a História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras) e a APEF (Associação Portuguesa de Estudos Franceses) pretendem levar a cabo, em colaboração com a FLUL, será um momento de reflexão sobre o contributo histórico que a investigação em torno da aprendizagem das línguas no passado, nos diferentes níveis de ensino, pode trazer para o debate atual e polémico sobre as mudanças de perspetiva e de paradigma no campo do ensino das línguas estrangeiras.
Convidamos, por isso, todos os especialistas e estudiosos da área da História da Educação e do Ensino das Línguas Estrangeiras, assim como da área da Didática das diferentes línguas, a enviar, até 15 de julho, uma proposta de comunicação (resumo de aproximadamente 300 palavras, acompanhado de um breve CV), mediante escolha a efetuar nos seguintes eixos temáticos:
1. Visões históricas do ensino das línguas estrangeiras do século XIX ao século XX:
2.
1.1. Reformas de ensino das línguas vivas (do ensino liceal ao ensino superior)
1.2. Lugar do ensino das línguas e suas representações educativas
1.3. Políticas educativas e sua implementação no ensino oficial e particular
1.4. Figuras tutelares do ensino das línguas e das literaturas estrangeiras
3. Perspetivas futuras de desenvolvimento nas escolas e nas universidades:
2.1. Que política(s) linguística(s) para o século XXI em Portugal e na Europa nos diferentes níveis de ensino?
2.2. Reformas de ensino atuais e suas implicações sobre o ensino das línguas (do 1º ciclo ao ensino superior)
2.3. Orientações europeias e aprendizagem de uma segunda língua estrangeira
2.4. Multilinguismo e ensino: exemplos de boas práticas
As línguas de comunicação serão: português, inglês, francês e espanhol.
O envio das propostas de colaboração deverá ser efetuado para o seguinte endereço eletrónico: aphelleapef2012@gmail.com ou para anaclaravsantos@gmail.com »
auladeportuguêse(t)classedefrançais: Joe t'explique
auladeportuguêse(t)classedefrançais: Joe t'explique: Je viens de découvrir Curiosphère . Ce site qui me semble intéressant pour la classe de FLE. Objectifs communicatifs : Expliquer, Racont...
A minha galeria
Comportamentos multimodais dos políticos e...
Em vez de se trancarem em casa a estudar os assuntos que não parecem dominar, os políticos falam sem parar... cada vez que abrem a boca entram em contradição com o que disseram... A maneira indiferente como anunciam notícias como o agravamento do desemprego, a restituição dos subsídios...! Francamente! Se têm tanto tempo disponível, por que não frequentam um curso sobre comunicação? Talvez aprendessem a dar más notícias... já que para as boas... lá teremos de esperar pelas eleições!
Posso dar umas aulinhas! É verdade que conheço bem «os dossiês» da comunicação interpessoal e mediática! Tenho estudado muito!
Estão a ser desenvolvidos estudos sobre os «neurónios- espelho»(Rizzolatti, 1995 ; Jeannerod, 1994). Quer dizer os comportamentos multimodais não só têm uma função interacional, mas têm também um papel afetivo,na criação da empatia e, ainda, na verbalização e memorização.
Ora, os comportamentos «sociófugos» (E. Hall) de alguns ministros provocam em espelho reações em nós. Não se poderá compreender o que se passou ontem nos supermercados de uma cadeia (sem quaisquer princípios éticos) e com a reação do público que observámos como uma resposta desesperada?
Deve ser por isso que estou tão aborrecida!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Homenagem a Santana Castilho
Não me despedi do Professor e amigo, porque, há uns tempos, deixei de ler os seus artigos e a Covid impede-me de estar hoje com ele. Mas, vo...
-
La Cage Dorée - bande annonce por TheDailyMovies Un film plein de stréréoypes des Portugais et des Français présentés et exploités av...
-
Encontro sobre Supervisão e Avaliação na vida das Escolas Vai decorrer na ESE de Castelo Branco , nos dias 8 e 9 de junho. A organizaçã...
-
Não me despedi do Professor e amigo, porque, há uns tempos, deixei de ler os seus artigos e a Covid impede-me de estar hoje com ele. Mas, vo...