segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ensino das Línguas no 1º Ciclo

Jean Claude Beacco, no recente Encontro da  Federação Portuguesa de Línguas Vivas,  dizia  que o esforço de introduzir o Inglês no 1º Ciclo se perde quando não há contexto familiar que o justifique. Na memória ficam os nomes das cores, do apresentar-se... E depois, nos ciclos seguintes, os alunos vão continuar a apresentar-se e... lá se vai o entusiasmo! O autor não empregou este tom familiar, mas queria dizer isto! E é o que nós formadores de línguas temos dito. Aliás basta ver as paredes das escolas onde estão os trabalhos dos alunos para se constatar que as próprias práticas de aula estão a levar a estas «aprendizagens».

E a educação linguística  e cultural necessária à compreensão entre os povos. A intercompreensão é a grande finalidade da educação.

Beacco, na presença de Diretor Geral - que assistiu e tomou notas o que muito agradou a todos os presentes- dizia que «investir no plurilinguismos sai mais barato do que ser confrontado com guerras civis».

Esperemos que os decisores tomem estas palavras em conta!  

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Intertextualidades»: Exposição de pintura de Antígona/Clara Ferrão

Está patente, até 6 de janeiro de 2024, no Centro Cultural Penedo da Saudade , do Instituto Politécnico de Coimbra, uma exposição de pintura...