Jean Claude Beacco, no recente Encontro da Federação Portuguesa de Línguas Vivas, dizia que o esforço de introduzir o Inglês no 1º Ciclo se perde quando não há contexto familiar que o justifique. Na memória ficam os nomes das cores, do apresentar-se... E depois, nos ciclos seguintes, os alunos vão continuar a apresentar-se e... lá se vai o entusiasmo! O autor não empregou este tom familiar, mas queria dizer isto! E é o que nós formadores de línguas temos dito. Aliás basta ver as paredes das escolas onde estão os trabalhos dos alunos para se constatar que as próprias práticas de aula estão a levar a estas «aprendizagens».
E a educação linguística e cultural necessária à compreensão entre os povos. A intercompreensão é a grande finalidade da educação.
Beacco, na presença de Diretor Geral - que assistiu e tomou notas o que muito agradou a todos os presentes- dizia que «investir no plurilinguismos sai mais barato do que ser confrontado com guerras civis».
Esperemos que os decisores tomem estas palavras em conta!
E a educação linguística e cultural necessária à compreensão entre os povos. A intercompreensão é a grande finalidade da educação.
Beacco, na presença de Diretor Geral - que assistiu e tomou notas o que muito agradou a todos os presentes- dizia que «investir no plurilinguismos sai mais barato do que ser confrontado com guerras civis».
Esperemos que os decisores tomem estas palavras em conta!
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