segunda-feira, 17 de junho de 2013

Ensino Superior... «áreas de coordenação», agrupamentos, fusões...

Em dia de grande confusão no ensino secundário e para marcar a «minha adesão» à greve, aqui vão algumas perguntas sobre o ensino superior:

Quantas universidades haverá neste momento? Sou eu que estou enganada ou...  há 9? Vejo toda a gente tão sossegada depois da proposta de vagas que fico espantada! Porque, ou me engano muito ou, nas «áreas de coordenação», há sempre uma instituição maior que vai «agrupar» e ficar com os «serviços centrais» de cada «agrupamento». Depois... se as vagas são distribuídas por «áreas», faz todo o sentido distribuir o financiamento  e será que se justifica ter um presidente/diretor em todas as instituições? E secretarias? E bibliotecas? E serviços sociais, e...e...
E os  professores poderão deslocar-se. Nem é necessário pagar-lhes... fazem serviço na mesma «área»! (era preciso um termo diferente de «agrupamento», isso é no básico e secundário!)... E como fazer a «requalificação» se os professores estão no topo das qualificações? Será que ainda se poderá falar de «requalificação» ou haverá necessidade de outro termo para evitar falar de  «despedimento»?  E assim, através das vagas, (um assunto tão pouco importante)  se fundem e se extinguem instituições e sem barulho!

Antes do governo tomar posse eu analisava o discurso «líquido» do candidato a primeiro ministro, mas, afinal ...

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Multimodalidade: Aula aberta, na Universidade Católica de Braga

Como referi na conferência, o facto de ter falado sobre multimodalidade implica a continuação no tempo, em outro dispositivo : o blogue. A conferência foi propositadamente polícrona: falei de muitos assuntos em pouco tempo. 

Aqui está a continuação, não só para os estudantes atentos e colaborativos de Braga, mas para  todos os "leitores" que me têm acompanhado na discussão sobre este assunto. 

Hoje, ainda, vou ser mais trapalhona neste post escrito, pela primeira vez, no IPad.   Poderão perguntar-me: por que não nos deu ou publicou a apresentação?
 A resposta está no tratamento do assunto na aula, mas, se falei de multimodalidade, apesar do pp ser por natureza  um dispositivo multimodal, integrou-se num outro dispositivo multimodal mais amplo. O meu Eu não está na apresentação em interação com os vossos Eu. Logo só  o posso passar ( ou os vossos professores) num contexto em que a dimensão relacional esteja presente e não a distância.      


                              A comunicação tinha quatro partes. Na primeira, justifiquei o interesse deste tema num contexto de aula de mestrado, para um professor de línguas que forma alunos que têm de desenvolver uma literacia em sentido amplo para encontrar emprego. Numa segunda parte, intitulada " pode orientar a minha monografia sobre literacia?  " , explicitei o conceito de competência comunicativa. Na terceira parte, defini e explicitei o conceito de multimodalidade. Na última, dei um exemplo de ação de formação centrada sobre as tecnologias integradas em dispositivos de comunicação multimodal:   problemas de algumas práticas e boas práticas.

Pontos de partida para discussão :
1 Miguel Gonçalves em TED x, em Braga, tinha de ser!

2- história de uma aluna de outra instituição que " quis " impor-me a orientação da sua monografia, tratando-me por você, sem me conhecer de lado nenhum, sem ter lido nada, ao domingo... sem saber nada sobre o tema... (componentes socioculturais, linguísticas, discursivas, referencias)

3- episódio da série Yes Minister sobre discurso televisivo.

Toda a comunicação é multimodal

Que categorias se podem distinguir para analisar a comunicação multimodal? Há respostas em outros posts.



4- Contar histórias e as tecnologias 

 


O desenvolvimento e a bibliografia  encontram-se em outros posts, nomeadamente nos da anterior conferência na Universidade de Aveiro,  sobre multimodalidade também.
Gostei muito de «encenar» esta aula aberta, recorrendo à exemplificação, à narrativização, à revelação, à esquematização. Face ao desafio de competir com o desafio de futebol Portugal- Rússia, procurei servir-me das regras  dos media, para envolver o meu público. Gostei muito das vossas reações- Obrigada! 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

domingo, 26 de maio de 2013

Aula Aberta Comunicação multimodal e competências de relacionamento interpessoal. Universidade Católica, Braga


Aula Aberta

Comunicação multimodal e competências de relacionamento interpessoal

A Aula Aberta é promovida pela Faculdade de Filosofia de Braga no âmbito das ações de divulgação científica e cultural do seu curso de Mestrado em Ensino de Português e Espanhol.


No próximo dia 7 de junho, às 19 horas, realizar-se-á, na Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, uma Aula Aberta subordinada ao tema «Comunicação multimodal e competências de relacionamento interpessoal».

No mundo contemporâneo, a comunicação é cada vez mais multimodal porque implica a combinação de linguagens, códigos, canais e suportes diferentes em espaços e tempos reais e virtuais. Contudo, os recursos tecnológicos nem sempre são usados de modo apropriado para permitir uma comunicação eficaz em termos interpessoais. A partir da análise de situações da vida quotidiana, a Aula Aberta tem por propósito contribuir para a reflexão sobre a configuração e o impacto da comunicação multimodal na promoção de competências de relacionamento pessoal e interpessoal em contextos sociais, educacionais e profissionais diversificados.


terça-feira, 21 de maio de 2013

Synergies Portugal - Appel à contributions

APPEL À CONTRIBUTIONS

Regards de recherche sur l'avenir de la didactique des langues-cultures - Synergies Portugal, no 2, 2014
Date limite: 31 mai 2013


La didactique des langues-cultures (DLC) a connu un grand essor ces dernières années dans le monde. Dans l’espace européen, cet élan est dû à une constellation de facteurs d’ordre divers, parmi lesquels, émerge de façon saillante, la consolidation du domaine dans le cadre disciplinaire académique, ce qui s’est traduit, entre autres, par la création et l’implantation de programmes de master et de doctorat en DLC, ou encore par l’octroi d’appuis financiers à la recherche par des institutions scientifiques nationales et internationales, par la constitution d’équipes internationales dans le cadre de projets de recherche et de formation innovants en Éducation et la circulation de la connaissance de la, sur et en DLC dans des espaces conjoints ou transnationaux et de plus en plus diversifiés, enfin par des degrés d’exigence croissants sur les plans de la publication et de la diffusion (...)



Ainsi, le deuxième numéro de Synergies Portugal lance un appel aux auteurs d’articles de recherche pouvant répondre à l’un ou plus d’un des ensembles de questions suivants :
  • Qui sont les didactologues qui s’engagent actuellement dans la recherche et dans la publication dans le domaine ? Dans quels contextes travaillent-ils? Quels sont leurs ancrages et leurs rapports avec la recherche antérieure ?
  • Comment se caractérisent les recherches en cours ? Quels objectifs poursuivent-elles ? Quelles sont les problématiques choisies, les concepts noyaux travaillés et les théories de référence convoquées ? Quelles approches didactologiques, didactiques et méthodologiques sont utilisées et avec quelles justifications ? Quels sont les résultats de ces études et les implications indiquées pour des travaux futurs ? Quels sont les cheminements de la discipline anticipés dans ces implications ?
  • Quels sont les apports potentiels (ou prévus par les chercheurs) du travail réalisé pour la transformation des contextes d’éducation et de formation ? Comment ces contextes sont-ils représentés dans les études et avec quels rôles et quelles fonctions ? Quels compromis sociaux ces chercheurs manifestent-ils dans leurs travaux ?
  • Dans quels espaces de production et de circulation du savoir nouveau travaillent ces chercheurs ? Comment utilisent-ils les moyens de communication et de diffusion ouverts par les technologies? À et dans quels types d’interactions participent-ils ?
(...)
Calendrier
L’élaboration de ce numéro se situe entre les mois de février 2013 et mars 2014 :
Date limite d’envoi des propositions de collaboration: 31 mai 2013
Avis du Comité scientifique : 15 juin 2013
Date limite d’envoi de l’article : 31 août 2013
Avis du Comité scientifique : 31 octobre 2013
Date limite de remise de l’article après corrections : 30 novembre 2013
Parution prévue du numéro : mars 2014.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Avaliação de sessão em Aveiro sobre multimodalidade

Agradeço ao Protextos o convite. A sessão pretendeu ser multimodal e uma das características da multimodalidade dos dispositivos multimodais é não acabar... Aqui está  «encapsulado» o   momento em que  avaliaram a sessão em postit. Para mim, também foi uma intervenção que me «prendeu» pela maneira como me receberam, pela atenção com que me seguiram que se traduziu em  posturas de «convergência interativa», com marcas de «ecoisação»!! empática e muita interação (uma das componentes da multimodalidade),  partilha de conhecimento. Espero que tenham feito boas escolhas (outra dimensão)  para integrar nas vossas redes de conhecimento. Em outro post centrar-me-ei mais nas questões dos «textos multimodais».

segunda-feira, 6 de maio de 2013

3 dias em Malta


Foi o livro «A Deusa sentada» de Helena Marques que me deu vontade de conhecer Malta. E, se pudesse voltar atrás, teria reservado durante uma semana, para visitar o que não vi, tomar banho diretamente no mar ou em algumas das pequenas praias de Malta ou de Gozo, ter tempo para sentir as ilhas, as cidades,a cor...sempre a mesma cor da pedra e o azul... Campos (poucos e todos cultivados)  com  vinhas, cereais, flores...

Foram 3  dias sempre ocupados e muita coisa que não foi vista ( As três cidades, cidade Vitoriosa...), museus, palácios, monumentos megalíticos...

Malta tem várias cidades pequenas, quase todas ligadas. O melhor é fazer o percurso Norte, o percurso Sul e  o percurso de Gozo nos autocarros abertos e... entrar, sair andar...voltar a entrar. Custam 15 euros cada um, e dão direito a um  passeio deslumbrante de barco. Nós fizemos o do Sul (inclui La Valletta), no primeiro dia, e fomos de carro ( Ferry e 3 pessoas 25 euros, de 30 em 30 minutos), ao nosso ritmo, a Gozo, no segundo dia. Ritmo lento, por causa da condução à esquerda, tipo de estradas e trânsito ( Rabat, a cidadela, a janela azul, aldeias simpáticas, igrejas, igrejas...)

No 3º dia, demos o passeio de barco -  vistas deslumbrantes. Um banho de mar à hora de almoço, em frente ao hotel (Cavalieri, edifício a destoar mas muito bem situado)...  e visitámos Mdina e Rabat (de carro). Recuámos no tempo, mais uma vez. A presença de S. Paulo! Tudo muito bonito.e já não deu tempo nem para as «Três cidades» nem para visitas a museus. Só muitas igrejas, lindas, palácios (exterior,   ruas...). há muita presença portuguesa.

Dinheiro bem gasto em recuperações! As cidades foram  alvo de muitos bombardeamentos na 2ª Guerra. Mas têm feito um trabalho notável. A «cidade» que tem múltiplas cidades em função das   muitas penínsulas  tem uma situação privilegiada.  A cidade de La Valetta é um espanto  e está numa das penínsulas. Mantém a atmosfera das ordens: a co-Catedral de S. João, os albergues (dos cavaleiros, por nacionalidades)  transformados em  edifícios oficiais ou museus. cafés, restaurantes, luz...

Não ficámos em La Valetta, onde há poucos hotéis. Ficámos em S. Julian's, sítio com muitos restaurantes, simpáticos, esplanadas junto ao mar...

Um conselho... Deve ser um horror visitar Malta depois do fim de maio até setembro! Não há literalmente espaço, nem estradas, nem para as pessoas, nem para os carros, nem para os autocarros. Do hotel para Norte  (ferry para Gozo) são 25 Km, para o Sul uns 15!  Disseram-nos para contarmos 1 h 30 para irmos  para o Norte apanhar o barco para  Gozo, afinal demorámos  cerca de 40 minutos (25 Km). Não se deve circular nessa altura e, a menos que as deslocações se façam de barco (parece que há essa possibilidade), não se consegue visitar nada.  Parece perto, permitindo ir a pé, mas não... Em Abril estava perfeito!



auladeportuguêse(t)classedefrançais: E se fossemos a Paris ao Musée de Orsay... visita...

Produção de recursos educativos A DGE está a pedir informação sobre recursos educativos. auladeportuguêse(t)classedefrançais: E se fosse...